Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ofebas

Cremação oferece várias possibilidades de eternizar e homenagear histórias de vida

09 de Abril de 2022 às 22:29
Kally Momesso [email protected]
A Ofebas é uma organização sem fins lucrativos atuante no setor funerário e assistencial que desenvolve diversas ações sociais no município.
A Ofebas é uma organização sem fins lucrativos atuante no setor funerário e assistencial que desenvolve diversas ações sociais no município. (Crédito: Divulgação)

Pingente para levar seu ente querido sempre consigo; diamante e cristais para eternizar o carinho; urna biodegradável para contribuir com o meio ambiente. Essas são algumas formas de homenagear os que partiram. Cada história é única e toda despedida também. Com a cremação, as cerimônias de despedida podem ser personalizadas de acordo com as individualidades e preferências do ente querido ou dos familiares. E todas essas possibilidades são oferecidas pela Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas).

Ao optar pela cremação, a família enlutada pode deixar as cinzas em algum lugar para visitar quando quiser, assim como pode manter em casa; espalhar pelo mar, nas montanhas ou onde desejar; plantar ou, ainda, desenvolver uma joia.

A cremação foi a escolha feita por Júlia Stecca, em 2020, para seu pai, Fernando Stecca Neto. - Divulgação
A cremação foi a escolha feita por Júlia Stecca, em 2020, para seu pai, Fernando Stecca Neto. (crédito: Divulgação)

A cremação foi a escolha feita por Júlia Stecca, de 28 anos, em 2020, para seu pai. Após completar 55 anos, Fernando Stecca Neto contraiu o vírus da Covid-19, precisou ser internado e não resistiu. Segundo Júlia, a opção por esse modelo de despedida se encaixou melhor na realidade da família. “Também tinha a questão da Covid, em que não seria possível o velório, e o enterro também seria super restrito”, explica.

A mãe de Júlia também estava internada com o vírus quando o marido faleceu e só soube do ocorrido semanas depois. Dessa forma, Júlia buscava uma forma de realizar uma “cerimônia de passagem” para que todos pudessem se despedir do pai. “A ideia foi realizar uma cerimônia em casa, com alguns amigos e familiares mais próximos, já com as suas cinzas”, recorda.

Para Júlia, a experiência foi mais leve e sua mãe, depois de recuperada, também pôde se despedir. “Mais tarde, fomos descobrir que, segundo o que está na Bíblia, o fogo purifica. Então para quem é mais religioso, como é o caso da minha mãe, isso pode ser mais reconfortante”.

A família ainda guarda as cinzas do Fernando Stecca e, no futuro, a Júlia, que noivou em março deste ano, pensa em transformar parte das cinzas em uma joia para usar no dia do casamento, como uma forma de ter o pai presente.

Histórias eternizadas em cristal e diamante

Patrícia Peixoto, gerente geral da Ofebas. - Divulgação
Patrícia Peixoto, gerente geral da Ofebas. (crédito: Divulgação)

A Ofebas também oferece essa possibilidade de eternizar as histórias em joias para as famílias que escolhem o serviço de cremação. “A Ofebas é uma empresa que busca acompanhar a evolução do mercado funerário e oferecer aos clientes as novidades e os diferenciais do setor. Pingentes, pulseiras e anéis, de cristais ou diamantes, são algumas das possibilidades carinhosas que temos atualmente para eternizar a memória do ente querido”, conta a gerente geral da entidade Patrícia Peixoto.

Conforme mencionado por Patrícia, é possível usar as cinzas para serem transformadas em diamante. O mesmo processo artesanal pode originar os cristais, se este for o desejo da família. Com um pouco de cabelo ou as cinzas do falecido, é possível transformar o ente querido em uma peça única com a cor, formato e tamanho desejados. Ainda é possível guardar e levar as cinzas consigo por meio de um pingente ou uma pulseira.

“Um diamante é eterno, como o amor. Um bio diamante, feito através do carbono de alguém, é uma peça para passar de geração para geração, uma forma de homenagear, presentear e honrar a vida de quem amamos”, explica Mylena Cooper, CEO e Diamond Planner da The Diamond, uma das empresas que produz as joias.

Para Mylena, há toda uma simbologia por trás dos cristais e diamantes, além de todo tipo de homenagem ter seu benefício no processo de luto. “Uma peça memorial é uma forma carinhosa de honrar uma história. Os cristais trazem leveza e cuidado, enquanto o diamante força e eternidade. A simbologia de ambos representa o amor e a vontade de perpetuar alguém”, completa.

Cremação Ecológica e cultivo de uma nova vida

Para quem decide espalhar as cinzas no mar, em rios ou em lagos pode optar pelas urnas hidrossolúveis. - Divulgação
Para quem decide espalhar as cinzas no mar, em rios ou em lagos pode optar pelas urnas hidrossolúveis. (crédito: Divulgação)

A Árvore da Vida ou Cremação Ecológica são alguns dos nomes dados a uma prática que propõe utilizar as cinzas pós-cremação para o plantio de uma muda de árvore. As cinzas são colocadas dentro de urnas especiais Hidro&Ecológicas, que são biodegradáveis e próprias para receber uma semente. Em seguida, é feito o plantio e, após alguns dias, a semente começa a germinar e a crescer. Essa é uma forma de perpetuar a lembrança por meio do cultivo de uma nova vida.

Quem decide espalhar as cinzas no mar, em rios ou em lagos também pode optar pelas urnas Hidro&Ecológicas, que são hidrossolúveis. Basta dispor a urna no local desejado e ela irá se dissolver em até 2 horas. Todo o material, incluindo a alça, é biodegradável e não causa impactos ambientais.

Optando pela cremação, a família consegue ter autonomia para escolher um lugar sereno a ser visitado para relembrar a pessoa que se foi. “As cinzas também podem ser deixadas em um columbário ou serem plantadas em um ‘cemitério bosque’. Logo teremos novidades sobre essas possibilidades”, afirma a gerente geral da Ofebas.

Além de acreditar que a cremação fecha o ciclo de despedida de uma maneira ‘memorável‘ e consegue representar a pessoa que partiu, Patrícia completa com outra informação: “Hoje, praticamente, todos os municípios estão com dificuldade em relação aos espaços nos cemitérios municipais. Fora isso, o jazigo tem manutenção e, no caso dos particulares, demais despesas”.

A Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba disponibiliza todos esses serviços, além de um acervo de urnas cinerárias, com vários modelos e tamanhos. Para parentes que desejam compartilhar as cinzas entre si, ainda existem urnas menores para que cada membro da família possa levar parte das cinzas e fazer sua própria cerimônia de despedida. Na Ofebas, o serviço de cremação é oferecido tanto de forma particular quanto para associados.

Planos Pró Family

Com os Planos Pró Family é possível ter acesso aos serviços funerários, além de assistência familiar com benefícios em vida em diversos estabelecimentos da área da saúde, educação, cultura, lazer e comércio em geral. Também são disponibilizadas locações de bengalas, muletas, cadeira de rodas e de banho e camas hospitalares com uma pequena taxa de manutenção para os associados.

O plano Pró Life conta com serviço de cremação para até oito pessoas sem limite de idade. O plano Pró 10 tem serviço de velório incluso para até 10 pessoas e também sem limite de idade. Já o plano Pró 10+ conta com serviço de velório e cremação para até 10 pessoas e também sem limite de idade.

Ao ser uma organização sem fins lucrativos atuante no setor funerário e assistencial, a Ofebas desenvolve diversas ações sociais no município. Fazer parte dos associados é contribuir para que a organização possa manter as ações sociais acontecendo. (Kally Momesso)

Galeria

Confira a galeria de fotos