Buscar no Cruzeiro

Buscar

Muito a comemorar

Araçoiaba da Serra tem o otimismo impregnado em suas tradições

Conhecida por suas apresentações artísticas, como o Araçoiaba Fest, a cidade sempre movimentou sua comunidade com festas

10 de Abril de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
O Araçoiaba Fest deste ano trouxe para a população local (e de toda a região) shows de artistas consagrados nacionalmente
O Araçoiaba Fest deste ano trouxe para a população local (e de toda a região) shows de artistas consagrados nacionalmente (Crédito: Divulgação)

Riquíssima em belezas naturais e de uma hospitalidade inestimável, Araçoiaba da Serra também é palco de grandes festividades e eventos culturais. Pessoas de toda a região se reúnem para apreciar desde shows de grandes artistas a simples comemorações na praça central. Neste ano, há motivos de sobra para celebrar. Com mais de 85% de cobertura vacinal contra a Covid-19 e a queda expressiva de casos no município, o otimismo já faz parte da realidade araçoiabana.

As flexibilizações das medidas de restrição agora permitem atividades que eram impensáveis nos últimos dois anos, quando a pandemia do novo coronavírus enfrentava o seu momento mais crítico. Araçoiaba da Serra desfruta uma verdadeira festa em celebração à vida. E falando em festa, o Desfile Cívico de quinta-feira (7) demonstrou ainda mais vigor para a comemoração dos 165 anos da cidade.

A apresentação -- feita por alunos da rede municipal de ensino, equipes de esporte e a tradicional Folia do Divino -- foi, literalmente, de parar o trânsito. A praça Coronel Almeida (Matriz), no Centro, contou com participações especiais, como a da Banda da Polícia Militar e da Banda Marcial de Capela do Alto e de Votorantim. Além disso, o público também pôde assistir a shows musicais de artistas locais e aproveitar o momento de folia com a família.

Festival de Verão

O Festival de Verão é outra programação de entretenimento voltada aos jovens da cidade. O evento é uma iniciativa entre a Prefeitura de Araçoiaba da Serra e o Governo Federal, por meio da lei Aldir Blanc. Nesta edição, o festival sacudiu a Praça da Matriz com apresentação do Prelli MC, Banda Desmanche, malabares do Gregório, Vinícius Mano e Grupo SPG.

Festivais sertanejos

Falar de Araçoiaba da Serra sem citar os famosos festivais de música sertaneja é praticamente impossível. São meses de expectativa até a divulgação da lista de artistas que se apresentam anualmente na cidade no mês de abril. A tradição começou há mais de 20 anos e já embalou as noites de milhares de jovens, ultrapassando gerações.

Neste ano, o Araçoiaba Fest chegou com sua primeira edição para levantar a poeira do Centro de Eventos Nhô Juca. O festival começou em 1º de abril e trouxe para a cidade os artistas Bruno e Marrone, Gustavo Mioto, MC Hariel, Maiara e Maraísa, Hugo & Guilherme, MC Danny, Henrique e Juliano, Ícaro e Gilmar, Don Juan, Barões da Pisadinha, Alok, Pedro Sampaio, Israel & Rodolffo e Lara Silva.

Além da área de shows com 4 mil metros quadrados, o evento sertanejo também contou com um parque de diversões com mais de 15 brinquedos. As atrações mais tradicionais também não faltaram, como a pesca, o jogo de argolas e o tiro ao alvo. A criançada se divertiu em brinquedos como trenzinho, carrossel nas alturas e bate-bate. E para quem gosta de atrações mais radicais, o Kamikaze e o Crazy Dance fecharam a programação especial com chave de ouro. (Da Redação)

 

 

Tornando a vida mais fácil

A nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Centro, torna mais simples uma série de procedimentos - Divulgação
A nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Centro, torna mais simples uma série de procedimentos (crédito: Divulgação)
 

A nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social chegou para facilitar a vida dos araçoiabanos. A mudança permite a ampliação de serviços e simplifica procedimentos que antes precisavam ser feitos fora da cidade. A iniciativa atende a um antigo pedido da população, que agora é recepcionada em um ambiente que atende às suas necessidades.

A estrutura do novo espaço adota o conceito de inclusão social para garantir maior conforto aos usuários. Diferente do endereço anterior, a nova sede é totalmente adaptada com rampas e corrimãos. A sinalização com placas em locais de fácil visualização e faixas coloridas coladas no chão também fazem parte do projeto, que tem a acessibilidade como base.

Atualmente, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora integram a 294ª Zona Eleitoral, situada em Sorocaba. A distância entre a unidade e as cidades torna procedimentos que deveriam ser simples em viagens cansativas. Em casos mais graves, os eleitores podem chegar a ter seus títulos cancelados por não ter acesso aos procedimentos a tempo.

Com a parceria realizada entre a Prefeitura e a Justiça Eleitoral, os munícipes de Araçoiaba da Serra, a partir do dia 4 de maio, não precisarão mais pegar 24 quilômetros (km) de estrada para regularizar a situação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, serão realizados os serviços de emissão de título de eleitor, certidão de quitação eleitoral e guia de multa. A unidade também permitirá justificativas de ausências às urnas ou aos trabalhos eleitorais, além de requerimento de justificativa on-line.

Os programas que já eram realizados na sede anterior da pasta, como o CadÚnico, VivaLeite, Auxílio Brasil, Renda Cidadã, entre outros, também foram transferidos para o novo endereço -- rua Tenente Benedito Camargo, número 117, Centro.

Determinados serviços seguem descentralizados da nova sede, como é o caso do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Todos os polos contam com profissionais capacitados para atender à população carente da cidade. (Da Redação)

 

 

Tecnologia enriquece educação na rede municipal

 

O conceito Educação 5.0 insere a tecnologia no processo pedagógico - Divulgação
O conceito Educação 5.0 insere a tecnologia no processo pedagógico (crédito: Divulgação)

A Educação 5.0 tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas municipais de Araçoiaba da Serra. Esse novo conceito insere a tecnologia no processo pedagógico das escolas, com objetivo de promover uma interação saudável e enriquecedora dos recursos tecnológicos no processo de formação dos alunos.

A Sala Maker traz para as unidades educacionais uma proposta inovadora, voltada para a área de robótica. “Queremos que nossos estudantes pensem de outra forma e tenham uma capacitação cognitiva alinhada com o surgimento de novas tecnologias”, destacou a Prefeitura.

Além do contato efetivo com a modernidade nas salas de aula, as escolas também são equipadas com monitoramento de câmeras e aparelhos eletrônicos, como datashow e computadores, entre outros dispositivos que promovem o ensino prático. (Da Redação)

 

 

Novo prédio para a Secretaria Municipal de Saúde

 

Cerca de R$ 1 milhão serão investidos nas obras e na compra de equipamentos hospitalares - Divulgação
Cerca de R$ 1 milhão serão investidos nas obras e na compra de equipamentos hospitalares (crédito: Divulgação)

Araçoiaba da Serra conta agora com um prédio próprio para a Secretaria Municipal de Saúde. Fato inédito em toda história do município. A nova estrutura, recebeu o nome do médico, vereador e vice-prefeito, Sidney Oliveira Flores. Mais uma obra finalizada em tempo recorde e entregue pela Prefeitura à população. A terceira inauguração só em 2022. Trata-se da primeira etapa de um complexo de saúde que contará ainda com a Farmácia Municipal e Unidade Mista de Saúde do Centro, que será em breve transformada em uma policlínica. O município também trabalha na construção de um novo pronto atendimento além da completa revitalização da unidade de saúde do bairro Jundiaquara.A Prefeitura entregou ainda cinco novos carros, modelo gol, zero quilômetro, que serão usados pelas Equipes de Saúde da Família dos bairros Jundiacanga, Jundiaquara, Bosque dos Eucaliptos, Araçoiabinha e Cercado. Os agentes comunitários de saúde também receberam tablets, da marca Sansumg de última geração, que serão usados no dia a dia do trabalho, para facilitar e agilizar o atendimento à população, avançando no processo de informatização de toda rede pública municipal. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos