Buscar no Cruzeiro

Buscar

Agronegócio

Produção rural ganha novo incentivo em Araçoiaba da Serra

Programa Campo Mais Forte leva aos agricultores e pecuaristas, gratuitamente, ferramentas que permitem incrementar a produtividade

10 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A produção de leite, que já é forte na cidade, deve crescer ainda mais com o melhoramento genético do gado possibilitado pelo programa
A produção de leite, que já é forte na cidade, deve crescer ainda mais com o melhoramento genético do gado possibilitado pelo programa (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Os pequenos produtores rurais de Araçoiaba da Serra agora podem receber suporte do programa Campo Mais Forte. O objetivo do projeto é oferecer ferramentas de trabalho aos produtores por meio de análise de solo, melhoramento genético de gado e otimização dos 1.200 quilômetros de estradas rurais da cidade.

De acordo com a Prefeitura, os solos das propriedades desses trabalhadores serão analisados por engenheiros agrônomos especializados. A partir da emissão de laudos técnicos, a administração municipal auxiliará os agricultores com a indicação de eventuais correções necessárias do solo. Dessa forma, quem atua no campo não precisará adquirir outras terras para aumentar a produtividade.

Ainda conforme a municipalidade, 330 pequenos produtores estão formalizados em Araçoiaba. A produção de leite, que já é forte na cidade, deve crescer ainda mais com alteração seminal do gado. A modificação genética promete fazer com que as vacas fiquem prenhas com mais facilidade -- por meio de inseminação artificial --, produzam mais leite e tenham bezerros que carreguem esses genes para as futuras gerações.

A conservação de estradas rurais também faz parte do programa Campo Mais Forte. A ação beneficia a cidade como um todo, sobretudo os usuários dessas vicinais, casos dos produtores rurais, pessoas ligadas à agricultura familiar e moradores. O planejamento também compreende uma nova frota de tratores agrícolas que serão utilizados durante o suporte aos trabalhadores.

“O propósito é que os pequenos produtores gerem suas próprias riquezas por meio do emprego da tecnologia no campo. Araçoiaba da Serra, hoje, tem um olhar mais atento à engenharia ambiental e ao meio ambiente, logo, essas iniciativas tornam-se pautas imprescindíveis para uma gestão consciente”, complementa o poder Executivo. (Da Redação)

 

‘Cidade Legal’ dá novo impulso à regularização fundiária

 

O prefeito Dr. Quevedo e o secretário estadual da Habitação, Flavio Amary: novos investimentos no setor imobiliário - Divulgação
O prefeito Dr. Quevedo e o secretário estadual da Habitação, Flavio Amary: novos investimentos no setor imobiliário (crédito: Divulgação)

A regularização fundiária é um dos pilares para o desenvolvimento habitacional de Araçoiaba da Serra. Neste ano mais que especial, inicia-se a entrega gratuita de títulos por meio do programa Cidade Legal, que promove, acelera e desburocratiza o procedimento. Além de beneficiar a própria população, o processo também abre portas para novos investimentos no setor imobiliário.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), em parceria com a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, que promove a regularização de parcelamento do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana. A iniciativa também oferece assessoria para intermediar o registro dos projetos de regularização fundiária urbana nos cartórios de imóveis.

Na primeira quinzena do mês de abril, 46 famílias do Jardim Ercília serão atendidas. O projeto total para este bairro, no entanto, contempla 151 títulos de propriedade. A meta estabelecida pelo poder Executivo é, até o fim de 2022, regularizar mais de 60 núcleos do município, batendo a marca de 400 documentos entregues.

O próximo passo da ação já foi definido pela administração municipal. O Portal Araçoiaba teve toda a documentação protocolada em cartório e logo terá os títulos entregue aos moradores. Ao todo, 251 imóveis estão inscritos no programa, sendo 151 de interesse social e 100 de interesse específico.

Planejamento de futuro

As políticas públicas voltadas ao desenvolvimento habitacional, como o programa Cidade Legal, promovem a otimização da infraestrutura do município. Isso porque, além de garantir segurança jurídica, o programa leva às famílias de baixa renda outros benefícios, como o acesso ao mercado formal de crédito, a possibilidade de comercialização do imóvel e a transferência do bem para filhos ou herdeiros.

Dessa forma, as regiões que são contempladas pelo projeto passam a ser valorizadas, consequentemente, chamam a atenção do mercado empresarial, gerando novos negócios e oportunidades de emprego na cidade. (Da Redação)

 

Novo Centro de Reciclagem amplia serviço de coleta seletiva

 

A unidade fica no bairro Colinas de Ipanema e emprega 15 funcionárias; a meta é dobrar a coleta ainda neste ano - Divulgação
A unidade fica no bairro Colinas de Ipanema e emprega 15 funcionárias; a meta é dobrar a coleta ainda neste ano (crédito: Divulgação)


A educação ambiental, associada à rotina sustentável, já é realidade em Araçoiaba da Serra. Sempre de olho no futuro, a cidade promove uma série de ações de conscientização e preservação ao meio ambiente. Além dos EcoPontos distribuídos em diversas áreas do município, o Centro Municipal de Reciclagem, inaugurado no último dia 6, chegou para ampliar ainda mais o serviço de coleta seletiva.

O local escolhido para receber a unidade fica na rua Antônio Ferraz Martins, no bairro Colinas de Ipanema. O centro de reciclagem foi implantado pela Prefeitura de Araçoiaba da Serra. A cooperativa municipal está devidamente equipada com prensas novas, que vão compactar os materiais coletados e vendê-los com valor agregado. O poder Executivo disponibiliza caminhões para fazer a coleta seletiva dos resíduos na cidade. Esses materiais são criteriosamente analisados por 15 funcionárias da unidade, que finalizam os trabalhos. O objetivo, segundo a municipalidade, é dobrar o quadro de funcionários até o fim deste ano.

Reciclagem

Araçoiaba da Serra segue na vanguarda quando o assunto é sustentabilidade. Isso porque cerca de 40% do lixo urbano no País pode ser reciclado, porém, menos de 10% das cidades brasileiras possuem sistemas de coleta seletiva. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, seria possível poupar R$ 8 bilhões por ano se todos os resíduos encaminhados aos lixões e aterros sanitários fossem reciclados.

Se não destinados corretamente, os resíduos podem provocar efeitos prejudiciais à saúde pública e levar à degradação ambiental em geral. O Centro Municipal de Reciclagem, além de contribuir com o meio ambiente, tem como propósito impactar as novas gerações por meio de campanhas educacionais e gerar emprego para as famílias em situação de vulnerabilidade social. (Da Redação)

 

‘Desvio do Pedágio’ é revitalizado

 

Obras incluíram troca de calçada, recapeamento e sinalização. Mas ainda vem mais - Divulgação
Obras incluíram troca de calçada, recapeamento e sinalização. Mas ainda vem mais (crédito: Divulgação)

Há mais de 20 anos, a população de Araçoiaba da Serra enfrentava problemas na estrada ARS 457, popularmente conhecida como desvio do pedágio. Os transtornos finalmente foram solucionados, no início de 2022.

O trecho de 1,4 quilômetro de extensão recebeu serviços de troca de calçadas em determinados pontos e recapeamento total das vias. Além disso, a ponte de madeira, que suportava apenas um veículo por vez, foi substituída por uma de concreto.

A reforma ainda contou com implantação de lombadas, sinalização e equipamentos eletrônicos inteligentes. A pavimentação da estrada também está prevista para acontecer na segunda quinzena de abril.

Raposo - Fazenda Ipanema

O município também comemora o recape completo da SP-122, que liga a Raposo Tavares até a entrada da Fazenda Ipanema, passando pelo bairro Araçoiabinha, com um total de 7,7 km de extensão e, invenstimentos de R$ 6,5 milhões. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos