Buscar no Cruzeiro

Buscar

Turismo

Prefeitura anuncia compra do ‘Castelinho’ do Padre Pieroni

O objetivo da aquisição é implementar um projeto educacional na propriedade, através da preservação do patrimônio histórico e cultural

10 de Abril de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Terreno de 22 mil metros quadrados abrigará um projeto educacional por meio da preservação do patrimônio histórico e cultural
Terreno de 22 mil metros quadrados abrigará um projeto educacional por meio da preservação do patrimônio histórico e cultural (Crédito: Divulgação)


Durante o desfile cívico realizado, na quinta-feira (7), em comemoração ao 165º aniversário de Araçoiaba da Serra, o prefeito Dr. Quevedo anunciou à população a compra do famoso “Castelinho” do Padre Pieroni.

O objetivo da aquisição é implementar um projeto educacional na propriedade, por meio da preservação do patrimônio histórico e cultural, também com foco no turismo.

As casas de apoio e do caseiro serão restauradas para abrigarem projetos educacionais. Serão construídos no terreno de 22 mil metros quadrados, ainda uma pista de caminhada, espaço para educação no trânsito, dois playgrounds, uma quadra poliesportiva e um anfiteatro. Tudo preservando o conceito arquitetônico original. “O espaço deverá se tornar um ponto de lazer para a população e um ambiente educacional para os estudantes”, explicou o prefeito.

A construção do castelo foi realizada pelo padre André Pieroni Sobrinho, que iniciou o projeto em 1961, aos 52 anos. Segundo o professor Aldo Vannucchi, amigo do padre Pieroni, o pároco ia diariamente de ônibus até o terreno, todos os dias após a missa. “Era ele que todo dia, das 9h às 5h da tarde, estava lá ao sol, à chuva, construindo um sonho”, relata.

Aldo Vannucchi é mestre em Filosofia e Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, e escreveu um livro intitulado “Um Padre Diferente” no qual relata a vida do sacerdote. Eles se conheceram no Seminário Arquediocesano São Carlos Borromeu, quando Vannucchi tinha apenas 11 anos e o padre era seu professor, desde então não perderam contato.

Aldo também revela que Pieroni era “um padre a serviço da igreja, mas também a serviço da sociedade”, e merece ser lembrado tanto por Sorocaba quanto por Araçoiaba pelos seus inúmeros esforços pela educação superior da região.

No livro o professor classifica o “Castelinho” como “o símbolo perfeito de um grande e indômito coração”. “Tenho certeza que de o Padre André está feliz com essa aquisição e mais ainda com a finalidade, pois não será apenas um espaço turístico, será um espaço para uso da comunidade, das famílias tendo ainda como propósito a educação. Parabéns Araçoiaba da Serra por essa conquista”, finaliza. (Wilma Antunes)