Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ofebas

Conheça os benefícios de ter um Plano Funeral

Além de levar conforto à família enlutada, os associados contam com uma rede credenciada para assistência familiar e benefícios em vida

12 de Março de 2022 às 22:09
Kally Momesso [email protected]
Fachada geral da Ofebas em Sorocaba.
Fachada geral da Ofebas em Sorocaba. (Crédito: Divulgação)

Um Plano Funeral traz inúmeras vantagens e benefícios para o titular e seus familiares. Mas não é apenas no momento da despedida de um ente querido que se deve pensar em se associar a uma funerária. Na Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas), a cobertura do Plano Funeral é extensa e inclui benefícios que podem ser utilizados além do momento de luto, assistindo a família em diversas situações do cotidiano. Tranquilidade, economia e segurança são alguns dos pilares oferecidos.

A despedida é inerente ao ser humano e carregada de emoções diversas. Entretanto, o último adeus ao ente querido pode acontecer de maneira terna e acolhedora. Com uma equipe preparada para lidar nos momentos mais delicados da vida, o Plano Funeral da Ofebas oferece uma dose de sensibilidade no serviço de assistência à família enlutada. Registro de óbito perante o Cartório de Registro Civil componente, urnas, ornamentação (com mantas de tecido e/ou flores), carro para translado fúnebre, disponibilização de salas de velório, montagem de paramentos (de acordo com o credo religioso) são alguns dos detalhes cuidados pelo próprio plano contratado.

Tranquilidade para viver o luto

Patricia Peixoto, gerente geral da Ofebas: diferencial do serviço envolve apoio emocional. - Divulgação
Patricia Peixoto, gerente geral da Ofebas: diferencial do serviço envolve apoio emocional. (crédito: Divulgação)

Conforme a gerente geral da Ofebas, Patrícia Peixoto, o setor funerário é uma área em expansão e está atento a diversos detalhes que possam, de certa forma, amenizar a dor das famílias enlutadas. "Adaptações, melhorias na estrutura e no atendimento são pensadas para levar acolhimento a quem precisa naquele momento tão delicado da partida do ente querido. Não vai ser preciso se preocupar ou lidar com a parte burocrática, porque isso a nossa equipe se encarregará de fazer. Assim, a família tem a possibilidade de vivenciar o luto à sua maneira", explica.

Praça Luz

O projeto da Praça Luz, inaugurada em novembro de 2021, é mais uma ação que demonstra o quanto a Ofebas se preocupa em proporcionar ambientes que tragam o acolhimento, segundo Patrícia. "No momento de luto, você fica totalmente perdido e se sente vedado naquela situação. Então, como o nome sugere, a questão da luz é você poder levar para a família, naquele momento de dor, um ponto de reflexão", expressa.

A chuva de pétalas é outro exemplo de sensibilidade e serviço oferecido pela organização. - Divulgação
A chuva de pétalas é outro exemplo de sensibilidade e serviço oferecido pela organização. (crédito: Divulgação)

A chuva de pétalas é outro exemplo de sensibilidade e serviço oferecido pela organização. Por meio de um lustre, ao final da cerimônia, acontece a chuva de pétalas como o último ato de homenagem à história de vida do ente querido.

Benefícios em vida

Mas não é apenas no momento de despedida que se deve pensar em se associar à funerária. Em situações do dia a dia, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba oferece cobertura com uma ampla rede credenciada de parceiros.

A Ofebas entende que cuidar é um ato que deve ser feito em diversos momentos da vida. Por isso, oferece o Plano de Assistência Familiar e Funerária (Pro Family) com inúmeros benefícios em vida, como descontos e vantagens em estabelecimentos das áreas de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e comércio em geral nas cidades de Sorocaba e Votorantim; locação de equipamentos a convalescentes com uma pequena taxa de manutenção (cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, bengalas etc.); assistência residencial (serviços de chaveiro e reparos elétricos e hidráulicos); serviço de ambulância 24 horas e seguro de vida. Os associados também concorrem a sorteios mensais pela Loteria Federal, além de ter direito à assistência funerária.

Ruy Carvalho Mattosinho de Castro Ferraz, 36 anos, se associou à Ofebas em 2021. - Divulgação
Ruy Carvalho Mattosinho de Castro Ferraz, 36 anos, se associou à Ofebas em 2021. (crédito: Divulgação)

Ruy Carvalho Mattosinho de Castro Ferraz, 36 anos, se associou à Ofebas em meados de 2021 e usa frequentemente tais benefícios para consultas médicas dos seus pais. "Eu precisava de equipamentos hospitalares, como cadeira de roda, cadeira de banho e cama hospitalar, para o meu pai após uma cirurgia. A Patrícia entrou em contato comigo e, de maneira muito rápida, ética e profissional, me auxiliou em todo o processo para iniciar o plano", diz.

Mais economia, conforto e segurança para toda a família

Segundo Patrícia, serviços funerários, que costumam ter custo alto, podem pegar famílias despreparadas e causar prejuízo. "Já com o plano, de acordo com o contrato escolhido, pequenas parcelas são pagas mensalmente. E, além de não precisar se preocupar com os trâmites funerários, no caso de falecimento do ente querido, são muitos benefícios que podem ser aproveitados em vida e por toda a família, como descontos em consultas médicas", informa.

Associado desde 1991 à Ofebas, Francisco Carlos Morales usufrui de diversos benefícios. - Divulgação
Associado desde 1991 à Ofebas, Francisco Carlos Morales usufrui de diversos benefícios. (crédito: Divulgação)

Associado desde 1991 à Ofebas, Francisco Carlos Morales usufrui de diversos benefícios e ressalta a economia gerada. "Várias vezes já precisei usar a rede credenciada da Ofebas, tanto para passar com médicos quanto para realizar exames, e sempre fui muito bem atendido. Se a gente comparar com os valores de atendimentos particulares, por exemplo, é uma diferença muito grande. Enquanto uma consulta médica no particular está em torno de R$ 400, com o convênio da Ofebas têm consultas a partir de R$ 50. Até mesmo exames caros a gente consegue pela metade do preço ou até menos", conta Morales.

Ainda assim, a gerente geral da funerária reitera que a contratação de um plano preventivo não garante apenas uma redução de custos. "Posso afirmar que o diferencial do serviço envolve também o apoio emocional", garante Patrícia.

Esse aspecto também foi sentido pelo associado Morales que perdeu seu pai e sua sogra. "Sempre fui prontamente atendido e acolhido pela Ofebas em todas as necessidades que tive, infelizmente, até com a parte da assistência funerária".

O Plano familiar funerário da Ofebas se estende para cônjuge, filhos, pais e sogros, além de outros agregados, como genro, nora e irmão.

Planos Pró Family

Associar-se à Ofebas abre um leque de benefícios a serem utilizados. Além dos serviços descritos, o plano Pró Life ainda conta com serviço de cremação para até oito pessoas sem limite de idade. O plano Pró 10 tem serviço de velório incluso para até 10 pessoas e também sem limite de idade. Já o plano Pró 10+ conta com serviço de velório e cremação para até 10 pessoas e também sem limite de idade.

A Ofebas é uma organização sem fins lucrativos atuante no setor funerário e assistencial nas cidades de Sorocaba e Votorantim. Desde a sua fundação, desenvolve trabalho com viés social. Fazer parte dos associados é contribuir para que a organização possa manter as ações sociais acontecendo. (Kally Momesso)

Galeria

Confira a galeria de fotos