Buscar no Cruzeiro

Buscar

Foco no jovem

Guarda Mirim de Sorocaba completa 59 anos transformando vidas

Desde sua fundação, em 1963, a instituição desenvolve um trabalho social, sem fins lucrativos, voltado para a formação e preparação do novo cidadão

04 de Março de 2022 às 22:41
Cruzeiro do Sul [email protected]
Guarda Mirim de Sorocaba foi a quarta unidade a ser instalada no Estado de São Paulo. Ela foi inaugurada em 1963
Guarda Mirim de Sorocaba foi a quarta unidade a ser instalada no Estado de São Paulo. Ela foi inaugurada em 1963 (Crédito: Divulgação / Arquivo pessoal)

No dia 2 de março, a Guarda Mirim de Sorocaba comemorou 59 anos de existência auxiliando jovens de 14 a 24 anos a ingressarem no mercado de trabalho, por meio do Programa Nacional de Aprendizagem. Desde sua fundação, em 1963, a instituição desenvolve um trabalho social, sem fins lucrativos, voltado para a formação e preparação do novo cidadão. Atualmente, a Guarda Mirim, conhecida também como a Casa do Aprendiz, é administrada pela presidente Chrys Jordão.

Aliás, é Chrys Jordão, como é conhecida entre os amigos, que é elogiada por um dos fundadores e presidente de honra da Guarda Mirim de Sorocaba, o jornalista Ubirajara Batista Ferreira, o Dr. Ubirajara. Neste ano, ele celebrou 92 anos de vida e foi o responsável por propagar em veículos de comunicação da época a chegada da quarta unidade da Guarda Mirim no Estado de São Paulo.

Liderada pelo juiz de Menores de Direito da Comarca de Sorocaba, doutor Miguel Renê da Fonseca Brasil, a iniciativa de trazer esse importante projeto social para Sorocaba, na década de 1960, foi encampada pelo Dr. Ubirajara. 

Segundo ele, o juiz tinha o objetivo de ajudar famílias carentes da cidade, cujos filhos não tinham acesso a recursos sociais para garantir um futuro melhor e, assim, livrarem-se dos riscos da criminalidade. Foi assim que, por meio de articulações junto ao governo estadual, que o juiz conseguiu instalar a quarta Guarda Mirim do Estado em Sorocaba. 

Para o jornalista, que atuava em jornais e rádio, foi uma das melhores iniciativas para o município, pois ajudou, ao longo da existência da entidade, na formação de milhares de jovens que, no contraturno escolar, ocupavam-se de estágios e cursos preparatórios para o mercado de trabalho. 

Dr. Ubirajara afirmou que a inclusão de meninas ao projeto que, no começo, era específico para meninos, foi uma das melhores decisões tomadas pela gestão da Guarda Mirim. Ele se recorda que muitos meninos e meninas atuavam como guardas nas vias para o controle de estacionamento de veículos no sistema de rodízio de vagas, atualmente, chamado de Zona Azul. 

O trabalho em empresas, em diversos setores e os incentivos que os jovens recebem para manterem-se na escola são ganhos para a cultura e formação do cidadão inestimáveis. 

“É maravilhoso ver esses jovens entusiasmados e animados com as atividades educacionais e culturais propostas pela Guarda Mirim”, comenta Dr. Ubirajara que foi presidente da instituição por muitos anos.

Em deferência à atual presidente da Guarda Mirim de Sorocaba, Chrys Jordão, Dr. Ubirajara afirmou que foi uma das melhores coisas que poderiam ter acontecido à entidade, que, atualmente, funciona na rua Saliba Mota, 260, no Além-Ponte. “A Chrys é uma excelente pessoa, ao lado de toda a equipe maravilhosa da Guarda Mirim. Ela abraçou a causa de uma maneira muito especial e hoje a Guarda Mirim é o que é graças ao trabalho dela”, destaca. 

No site da Guarda Mirim de Sorocaba, Chrys Jordão, reafirma as palavras do Dr. Ubirajara ao escrever que a instituição, analisando as mudanças de comportamento dos adolescentes, jovens e perfil familiar, está investindo na humanização, mantendo seu perfil conservador e readequando-se ao século 21 para melhor atender.

 “Ame como se não houvesse o amanhã. Somos rápidos para agir e lentos para compreender. O século 21 chegou, precisamos abrir nossa mente e aceitarmos as diferenças. Somos todos únicos. O amor é nossa essência!”, assinado: Chrys Jordão. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos