Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Hospital Evangélico e Hospital Care homenageiam Dr. Gilson Delgado, um dos fundadores do IOS

Médico dos mais respeitados e conceituados na região contribuiu largamente com pesquisas sobre câncer e tratamento para pacientes carentes

18 de Dezembro de 2021 às 22:40
Cruzeiro do Sul [email protected]
Dr. Gilson Delgado, respeitado e conceituado oncologista clínico em Sorocaba, fundador do IOS.
Dr. Gilson Delgado, respeitado e conceituado oncologista clínico em Sorocaba, fundador do IOS. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Doutor Gilson Luchesi Delgado deixou-nos no último dia 12 de dezembro, aos 74 anos, vítima de câncer. Nascido na rua Miranda Azevedo, o sorocabano era neto de espanhóis e italianos, irmão de Gilmar Thadeu Delgado, respeitado e conceituado oncologista clínico em Sorocaba e agora repousa ao lado do Pai Celestial.

Em entrevista recente ao jornal Cruzeiro do Sul, Dr. Gilson contou sobre sua trajetória de vida: a infância vivida na região da Praça Cel. Fernando Prestes, as dificuldades financeiras para poder estudar medicina na faculdade de Medicina de Sorocaba, onde se formou em 1972 e no mesmo ano casou com Sônia Delgado, amada esposa e mãe de seus quatro filhos, Márcio, Fábio, Luciano e Paula, que lhes deram cinco amados netos, e a paixão pela profissão e pela oncologia, à qual se dedicou durante toda vida. Além de médico exemplar, também era bom marido, pai, avô e amigo.

Também falou sobre a vocação para medicina, que não foi um sonho de infância, quando cogitou ser fotógrafo, bombeiro e até padre. Para ele, as decisões importantes da vida não eram planejadas, mas tomadas no momento em que aconteciam. Assim, logo que entrou na faculdade, a descoberta da vocação veio rápido, assumindo a Medicina sua alma, e tendo a certeza na escolha da profissão. Para poder pagar a faculdade, ministrava aulas particulares para secundaristas e aulas regulares no colégio Ciências e Letras.

Dr. Gilson Delgado (segundo à esq.) durante o I Congresso Brasileiro de Quimioterapia Antineoplásica (Oncologia Clínica), realizado em Porto Alegre, em setembro de 1979. - DIVULGAÇÃO
Dr. Gilson Delgado (segundo à esq.) durante o I Congresso Brasileiro de Quimioterapia Antineoplásica (Oncologia Clínica), realizado em Porto Alegre, em setembro de 1979. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Começou na vida acadêmica em 1975 e, desde cedo, dedicou-se aos cuidados paliativos em oncologia, um dos pioneiros no Brasil. Nesta época, o índice de cura de todos os canceres conhecidos era muito baixo, diferente de hoje. Foi quando iniciou estudos aprofundados e pesquisas sobre o assunto. Era professor emérito da Faculdade de Medicina da PUC Sorocaba-SP (graduado pela mesma escola em 1972). Fundou a Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (ABOS), que apoia pacientes com câncer há mais de três décadas e já acolheu mais de 11.000 pacientes carentes em tratamento oncológico de toda a região. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Fundou o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS) ao lado dos profissionais e amigos Dr. Carlos Eduardo Ribeiro de Moura, Dra Leticia Andrade Nader e Dr. Luís Antônio Pires, inovando na humanização do atendimento e estabelecendo novos paradigmas no manuseio do paciente com câncer. Fundou o Centro de Estudos e Pesquisa Oncológicas de Sorocaba (CEPOS), através do qual realizou dezenas de pesquisas nacionais e internacionais, auxiliando na introdução de vários medicamentos voltados para a oncologia nacional e internacional.

Desde cedo preocupava-se não somente com diagnóstico, tratamento, reabilitação, paliação, mas também com diagnóstico precoce, prevenção, promoção da saúde e com educação em saúde para população (teve, por mais de dez anos, um programa de tevê, onde falava sobre câncer, dando orientação a pacientes, familiares e toda população em relação à doença). Atuava com qualidade na assistência, ensino e pesquisa do câncer, doença que o vitimou.

Dr. Gilson Delgado (primeiro à esq.), estudioso incansável, ajudou a desenvolver pesquisas para tratamento do câncer e cuidados paliativos. - DIVULGAÇÃO
Dr. Gilson Delgado (primeiro à esq.), estudioso incansável, ajudou a desenvolver pesquisas para tratamento do câncer e cuidados paliativos. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Dr. Gilson Delgado era não somente um sacerdote da Medicina, como também um servo de Deus, praticando com fervor e entusiasmo o Catolicismo, participando de atividades da igreja e muitas vezes ao violão tocava e cantava nas missas, acompanhado pela querida esposa.

Nós do Hospital Evangélico de Sorocaba e Hospital Care tivemos curto convívio com o Dr. Gilson, porém marcante pelas suas qualidades como homem e médico, sempre com sorriso largo, simplicidade e carisma, ensinando-nos a praticar bem o atendimento aos pacientes e deixando enorme legado às gerações vindouras. Sorte quem teve o privilégio de conhecer e conviver com esse médico exemplar. Que Deus o guarde bem ao seu lado, dando força para que a dor da perda seja suportada pelos grandes ensinamentos que ele nos deixou em vida.

Seu legado de aprendizado, conhecimento e generosidade ficará para sempre e certamente servirá de inspiração para todos que conhecerem sua história.

Galeria

Confira a galeria de fotos