Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ciência

Balão de Alta Altitude será lançado em Sorocaba no Parque das Águas

Iniciativa faz parte do programa educacional e científico "Sorocaba Espacial"

14 de Dezembro de 2021 às 20:07
Cruzeiro do Sul [email protected]
Balões de Alta Altitude não são tripulados e podem chegar a 50 km de altura acima do nível do mar
Balões de Alta Altitude não são tripulados e podem chegar a 50 km de altura acima do nível do mar (Crédito: Divulgação)

Você já ouviu falar no programa educacional e científico “Sorocaba Espacial”? Ele tem por objetivo ampliar o conhecimento e o envolvimento de estudantes de Sorocaba e região na área de engenharia espacial envolvendo sondas estratosféricas.

Realizado pela Ideias Mecânicas Avançadas (IMA), o projeto está na terceira edição e fará o lançamento de um Balão de Alta Altitude (BAA) neste sábado, dia 18 de dezembro, no Parque das Águas, em Sorocaba, às 7h.

Balões de Alta Altitude são balões não tripulados preenchidos com gás hélio ou hidrogênio e que podem chegar a 50 km de altura acima do nível do mar. São normalmente usados como balões meteorológicos para obter detalhes de condições climáticas como temperatura e pressão. O projeto é uma alternativa sustentável ao satélite convencional, pois sua carga é recuperável, reduzindo os detritos espaciais.

O projeto “Sorocaba Espacial”, que, neste ano, chega a sua 3ª edição, é uma iniciativa acadêmica que consiste no desenvolvimento de experimentos científicos para serem lançados à estratosfera. Dessa forma, equipes de alunos de escolas públicas e privadas de Sorocaba e região podem analisar o resultado da interação entre os experimentos enviados e as condições ambientais extremas a que ficam sujeitas nesta região da atmosfera, que se assemelham às condições do espaço profundo.

Ao desenvolver um experimento, os participantes têm contato com as áreas de Física, Química, Astrobiologia, Eletrônica, entre outras. O projeto tem ainda o propósito de promover a ciência, apresentando a metodologia científica para estudantes do ciclo básico de ensino (Fundamental e Médio) e nível superior, estimulando seu uso para o desenvolvimento de experimentações, simulando o processo de pesquisa de um cientista. Pretende-se, desta forma, inspirar os jovens a se tornarem futuros cientistas, fortalecendo o cenário de pesquisa do Brasil.

A Construtora Planeta é patrocinadora exclusiva do projeto “Sorocaba Espacial”. A empresa entende que o apoio a esta iniciativa reforça seu pilar de tecnologia e inovação e estimula a ciência e a educação entre os jovens. (Da Redação)