Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

Congresso Internacional de Educação termina nesta quarta-feira (5)

Secretária da Educação diz que o evento é uma oportunidade para os educadores aprimorarem o trabalho

04 de Julho de 2023 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Trabalhos de ontem foram abertos pelo professor José Pacheco. Palestras prosseguem hoje em dois horários
Trabalhos de ontem foram abertos pelo professor José Pacheco. Palestras prosseguem hoje em dois horários (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (4/7/2023))

 

O 9º Congresso de Educação e o 1º Congresso Internacional de Educação, que acontece no auditório municipal Francisco Beranger, em Votorantim, termina nesta quarta-feira (5). Os trabalhos começaram nesta terça-feira (4). Neste ano, o tema do encontro é “Os diálogos com o currículo à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)” e conta com palestras de educadores renomados direcionadas aos profissionais do sistema municipal de ensino. O evento é gratuito, mas as inscrições já estão encerradas.

A programação foi aberta em uma cerimônia oficial com a apresentação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7) da Polícia Militar e com espetáculos de dança. Estiveram presentes na solenidade a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves (PSDB), a secretária da Educação, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, e o secretário de Governo, Joel Anunciato da Silveira Júnior. Também participaram Laelso Rodrigues, diretor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) -- mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico -- além de secretários de Educação de outros municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

“A nossa rede é bastante comprometida, são pessoas que estão o tempo todo buscando conhecimento e quando podemos promover um evento como esse, que tem uma programação excelente, com assuntos extremamente importantes para a nossa rede, é realmente muito gratificante”, destacou a prefeita Fabíola.

A rodada de palestras teve início por volta das 9h30, com o professor José Pacheco, mestre em ciências da educação pela Universidade do Porto, em Portugal, e fundador da escola da Ponte, também em Portugal, uma referência mundial em inovação. Com a temática “BNCC -- Novas Construções Sociais de Aprendizagem”, Pacheco usou uma abordagem diferente da convencional usada em palestras. Dessa forma, o professor dialogou e trocou experiências com o público a partir das dúvidas dos participantes.

“Eu devo ser o único palestrante que, quando entra no palco, respeita o que os outros querem e não impõe aquilo que quer. Então, eu pergunto: o que querem saber? E a partir daí, dado um tema geral, que é a Base Nacional Curricular, eu falo com as pessoas sobre o que elas perguntam”, diz Pacheco.

“Quando a pessoa pergunta, me obriga a um exercício de reflexão enquanto fazem a pergunta e depois eu não dou respostas, eu escuto, eu dialogo, e se achar que posso ser útil, então a convido para alguma coisa, é esse o processo”, explica Pacheco.

O evento continuou no período da tarde com palestra da professora Rosaura Soligo, mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que falou sobre “Alfabetização Social: o que a ciência tem a ver com isso?”.

Nesta quarta-feira (5), o professor Paulo Fochi sobe ao palco às 9h para abordar o tema “A escuta das crianças”. Às 13h, o congresso será encerrado com palestra da professora Doani Bertan, que irá abordar “A necessidade de fazermos uma educação para todos”.

A secretária da Educação de Votorantim, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, enalteceu a oportunidade de aperfeiçoar a aplicação dos métodos pedagógicos na cidade. “Estamos trazendo esses diálogos para que os professores possam se apropriar e ter essa conversa com esses educadores, a fim de aprimorar seu trabalho em sala de aula, que é o objetivo principal da educação”, diz. (Vanessa Ferranti)