Sorocaba
Comitiva do GOB faz visita à sede da Fundação Ubaldino do Amaral
A comitiva foi recebida pelo diretor Laelso Rodrigues, Soberano de Honra do GOB
Representantes do Grande Oriente do Brasil (GOB), a mais antiga Potência Maçônica Brasileira, visitaram, ontem (24), à tarde, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico. A comitiva foi recebida pelo diretor Laelso Rodrigues, Soberano de Honra do GOB.
Durante a visita, foram lembradas as ações realizadas em todo o Brasil, sobretudo durante a pandemia de Covid-19, na qual houve a necessidade de emplacar inovações na área de comunicação, assim como a Ação Paramaçônica Juvenil (APJ) e a relação internacional com os outros países, entre outros. “Nos dedicamos muito nesses anos para contemplar todos os estados da Federação em ações que estavam em consonância com o GOB. A maçonaria tem toda a questão da tradição sim, mas não deixamos de lado a inovação, e foi isso que fizemos. É possível dar uma dimensão atual para a atividade maçônica, tanto que criamos um robô do GOB, marcando a chegada da era da inteligência artificial na nossa instituição, se adaptando à juventude que chega até nós”, disse Múcio Bonifácio Guimarães, Grão Mestre Geral do GOB, que está no cargo há 4 anos e 9 meses.
Quem assume o cargo de Grão Mestre Geral do GOB, nos próximos dias, é Ademir Cândido da Silva, eleito para o biênio 2023/2024. Ele disse que pretende não só continuar, mas ampliar os projetos. Para a Região Metropolitana de Sorocaba também há planos. “A região de Sorocaba tem um aspecto bem relevante. Por aqui se respira maçonaria, ainda mais a gobiana. Tivemos em Araçoiaba da Serra e já mostramos o interesse de termos uma loja do GOB lá, mas para que isso aconteça precisamos do apoio de toda região, assim crescemos com nossos preceitos”, disse Ademir Cândido da Silva.
Apesar de ser muito tradicional, a GOB tem um olhar para o futuro, para as mulheres e jovens. E um braço que cuida desse aspecto é a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, presidida pela Jussane Guimarães. “No Brasil, há 971 fraternidades atuando na filantropia e assistência social, da mesma maneira que a APJ, que acaba trazendo esses jovens também. Nós, mulheres, temos muitas ocupações, mas a gente tira um tempo precioso para estar fazendo esse trabalho de filantropia e a nível nacional, temos muito trabalho sendo feito, e é impressionante ver essa comunidade nesse propósito tão importante”, disse Jussane Guimarães.
O presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa (SAFL), Arquiariano Bits Leão, também integrou a comitiva do GOB. (Da Redação)