Buscar no Cruzeiro

Buscar

Legalização

Começa renovação do alvará para vans escolares em Sorocaba

A renovação do Alvará Escolar é realizada anualmente, durante o mês de janeiro

27 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Processo foi antecipado para atender cronograma do Dentran-SP
Processo foi antecipado para atender cronograma do Dentran-SP (Crédito: DIVULGAÇÃO / URBES)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes - Trânsito e Transportes, iniciou o processo de Renovação do Alvará do Transporte Escolar 2024. Todo o procedimento é feito no formato on-line. A renovação do Alvará Escolar é realizada anualmente, durante o mês de janeiro.

Porém, a Urbes antecipou essa data de abertura, uma vez que o protocolo de solicitação é necessário para agendamento da vistoria veicular a cargo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Isso porque, o órgão estadual definiu as datas de 2 a 31 de janeiro de 2024, para agendamentos e recebimento dos documentos de motoristas que se enquadram na categoria de pessoa física, e os dias 5, 12, 19 e 26 de janeiro para pessoas jurídicas.

O Detran-SP traz como novidade, para 2024, a autorização para que as vistorias veiculares também possam ser realizadas pelas Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), cuja relação dessas empresas credenciadas podem ser consultadas no site do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

“A Urbes estará com uma equipe de fiscalização presente em todos os dias dos agendamentos junto à sede do Detran, a fim de realizar a verificação do cumprimento da legislação municipal e instalando o selo autorizador para o 1º semestre de 2024 e, a partir disso, a finalização de todo o processo para a renovação, que ocorrerá num mesmo local”, disse o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Sobre o processo

Após o envio de toda a documentação e avaliação da Urbes, o protocolo de atendimento para renovação do alvará do transporte escolar será gerado e encaminhado via e-mail cadastrado pelo condutor escolar. A Urbes orienta que os condutores verifiquem com a unidade local do Detran-SP quais os documentos necessários para atendimento à vistoria obrigatória.

Sergio Barreto lembra também que é importante que o interessado fique atento aos documentos pendentes (especificados no protocolo da Urbes), até a conclusão de todo o processo de renovação, quer inclui, ainda, laudo de opacidade, cartão de autorização de transporte escolar do Detran e taxa de expedição Urbes. “O Selo Autorizador e o Alvará somente serão liberados após regularização de todas as pendências”, complementa.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3519-3100 (ramais 3271/3267/3266) e (15) 3519-3112/3115/3171. (Da Redação)