Mobilidade
Começa implantação do Corredor Oeste do BRT Sorocaba
O anúncio das obras no Corredor Oeste e de um novo terminal no Jardim Ipiranga foi feito pela Urbes em 12 de abril deste ano
Pouco mais de um mês após o anúncio do início das obras do Corredor Oeste do BRT Sorocaba, apenas serviços preliminares e de implantação estavam ocorrendo na tarde de ontem (16) no cruzamento das avenidas Santa Cruz e General Carneiro, sentido Centro. Na avenida Dr. Américo Figueiredo, por sua vez, obras menores eram executadas em calçadas e pontos de ônibus. O anúncio das obras no Corredor Oeste e de um novo terminal no Jardim Ipiranga foi feito pela Urbes em 12 de abril deste ano. O projeto atualmente em execução passou por adequações e, no novo formato, os ônibus da concessionária BRT, assim como das demais operadoras do transporte público na cidade, circularão pela faixa preferencial à direita.
Questionado, o Consórcio BRT informou que as obras do Corredor Estrutural Oeste foram iniciadas no dia 12 de abril e seguem como planejado nos bairros Ipiranga e Tatiana e, também, nas avenidas General Carneiro e Dr. Américo Figueiredo. “É importante esclarecer que as obras são formadas por três fases: serviços preliminares, implantação e operação. Neste momento, existem serviços preliminares e de implantação em execução. No primeiro, ações de limpeza e montagem do canteiro são alguns exemplos do que está sendo feito neste estágio”, destacou a empresa.
Na tarde de ontem, a reportagem do Cruzeiro do Sul percorreu todo o trajeto das avenidas General Carneiro e da Dr. Armando Pannunzio, que são as duas principais vias do Corredor Oeste do BRT Sorocaba. Porém, em ambas as avenidas, pelo menos cinco novas placas informando sobre o início das obras foram colocadas nos canteiros. Porém, trabalhos estavam sendo realizados somente em um pequeno trecho no cruzamento das avenidas Santa Cruz com a General Carneiro e na Dr. Américo Figueiredo. A concessionária BRT informou que as equipes estão trabalhando atualmente na instalação do gabarito da fundação e escavação das bases dos terminais Ipiranga e Tatiana, nas demolições de calçada (General Carneiro com a Santa Cruz sentido centro) e na adequação de calçadas, finalização do piso podotátil (sentido bairro) e a instalação de chumbador (sentido Centro) que acontece na avenida Dr. Américo Figueiredo.
“É importante lembrar que essa padronização de calçadas ocorrerá em 35 pontos de parada. Esse é o atual momento das obras. Após todo este trabalho, serão iniciadas as atividades de pavimentação e, por último, a implementação do mobiliário urbano”, destaca a empresa. Não foi informado em quanto tempo as primeiras etapas das obras serão concluídas.
Menos transtorno
Conforme a Urbes, as obras incluem ainda a requalificação asfáltica, iluminação em LED e instalação de câmeras de monitoramento, além de melhorias nas avenidas General Carneiro, Armando Pannunzio e Américo Figueiredo. As obras nas três vias citadas, por serem bastante movimentadas, sobretudo em horários de pico, devem ser as que mais podem causas transtornos para a população. A empresa pública informa que as intervenções acontecerão de forma a ocasionar o menor transtorno possível à população, o mais rapidamente possível e com parte dos serviços sendo realizada no período noturno. “Os locais estarão sinalizados e com as devidas orientações aos motoristas e pedestres”, ressaltou.
A mudança no projeto inicial, que previa estações no centro das avenidas General Carneiro e Dr. Armando Pannunzio, como foi feito nas avenidas Ipanema e Itavuvu, é uma forma de reduzir os transtornos. No entanto, as duas vias terão uma de suas faixas de trânsito temporariamente interditada, para execução dos serviços. “Os trechos estarão devidamente sinalizados com placas de alerta e orientações tanto para condutores como para pedestres”, destacou a empresa. Não foi informado quando as interdições nas duas vias devem começar.
“As obras irão gerar algum transtorno momentâneo. Mas, é algo temporário e que será transformado em benefícios a todos. O nosso trabalho é focado em melhorias e elas chegarão. Por isso, pedimos a colaboração e compreensão de toda a população neste período de obras”, destacou o gerente de implantação do BRT Sorocaba, Vitor Hugo Oliveira.
A maioria dos trabalhos será realizada durante o dia, mas parte das atividades, como a pavimentação, poderá ocorrer à noite, diminuindo os impactos na rotina dos munícipes. “O perímetro possui muitos comércios, condomínios e residências, então, faremos tudo com muito cuidado para interferir o mínimo possível no fluxo”, complementou.
A principal mudança no projeto original do Corredor Oeste é o lado da faixa do corredor de trânsito do BRT, para que os ônibus trafeguem à direita nas duas avenidas principais, como no modelo já adotado nas avenidas São Paulo (Corredor Leste) e Antônio Carlos Comitre (Corredor Sul).
O Corredor Oeste do BRT terá 18,8 quilômetros, passando pelas avenidas General Carneiro e Dr. Armando Pannunzio, com ligação pelas ruas Dr. Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o novo Terminal Ipiranga. O investimento previsto é de R$ 131,4 milhões. Do total, R$ 124,8 milhões são financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF) e R$ 6,6 milhões oriundos da Prefeitura.
O novo corredor irá completar o eixo estrutural Leste/Oeste do BRT, concluindo, assim, o projeto do Sistema BRT em sua totalidade na cidade de Sorocaba. Atualmente, o sistema opera com dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), cinco estruturais (Sul, Centro, Leste, Binário e Hermelino Matarazzo) e dois terminais de ônibus (Vitória Régia e São Bento). São transportados em torno de 53 mil passageiros por dia. Com a ativação do Corredor Oeste, estima-se que o volume de operação cresça 30%, acrescentando 2,2 milhões de passageiros mensalmente. A previsão é que as obras estejam concluídas até janeiro de 2024. (Ana Claudia Martins)