Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova estação

Com La Niña, primavera começa nesta quinta-feira (22)

O período é marcado por uma maior incidência de chuva do que no inverno

22 de Setembro de 2022 às 00:01
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
A paisagem pela cidade começa a ganhar mais cores
A paisagem pela cidade começa a ganhar mais cores (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (21/09/2022))

A primavera começa hoje (22), às 22h04 e termina em 21 de dezembro, às 18h48. O período é marcado por uma maior incidência de chuva do que no inverno. Durante a estação, o aumento gradual da umidade e do calor facilita a formação das nuvens que frequentemente podem provocar fortes pancadas de chuva, que se tornam mais comuns nas tardes e noites.

No mês de outubro, o volume de chuva fica um pouco abaixo da média, segundo a meteorologia. O cenário é semelhante em novembro e dezembro. Estas pancadas de chuva podem causar diversos transtornos em áreas urbanas e rurais, como danos em plantações, enchentes e alagamentos repentinos, além de queda de árvores, danos em linhas de transmissão de energia, mortes de pessoas e de animais.

Com a chegada da primavera e o aumento das chuvas, tem inicio também a temporada de plantio das principais culturas de verão. No Sudeste, destacam-se o melão, mamão, melancia e maracujá.

Frentes frias

A previsão indica a entrada de massas de ar frio no mês de novembro, até pelo menos a primeira quinzena de dezembro. De acordo com o Climatempo, isso não deve produzir temperaturas muito baixas, mas vai deixar o tempo seco por mais tempo.

Ao longo da primavera, várias frentes frias vão avançar para o Sudeste do Brasil, mas a maioria de forma oceânica, impactando áreas próximas ao litoral. É possível, também, que ocorra a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em novembro e/ou em dezembro de 2022.

A ZCAS é definida como sendo uma faixa de nebulosidade que persiste e que se estende do Atlântico Sul Central ao sul da Amazônia e é responsável por períodos de enchentes na região Sudeste.

“Triplo mergulho”

A primavera deste ano terá influência do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento natural e cíclico das águas superficiais da faixa equatorial do Pacífico, que altera os padrões climáticos.

O fenômeno já dura três anos e se mantém até o final da primavera e início do verão, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). É o primeiro “triplo mergulho” do século, como são chamados os três anos seguidos de La Ninã influenciando os padrões climáticos, com secas e inundações em diversos países.

Previsão do tempo

O tempo ficará mais instável nos próximos dias, principalmente a partir de hoje (22) devido à passagem de uma frente fria que se desloca em direção ao Estado de São Paulo. Os volumes de chuvas poderão ultrapassar 80 mm. Nesta quinta-feira (22), a manhã será chuvosa, mas o sol deve aparecer à tarde. Durante a noite, podem ocorrer pancadas de chuva. Os termômetros ficam entre 17º e 23º.

Amanhã (23), o dia amanhece com névoas, mas o sol aparece, com algumas nuvens. A noite será de céu limpo. No entanto, ocorre uma queda brusca na temperatura, com mínima de 12º e máxima de 23.

No sábado (24), a temperatura fica entre 10º e 24º, num dia todo de sol, sem nuvens no céu e noite de tempo aberto. A chuva volta a cair no domingo (25), durante a tarde e a noite. O dia será de temperaturas entre 12º e 24º. (Virgínia Kleinhappel Valio, com informações do Inmet e do Climatempo)