Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inclusão

Cinemas têm sessão adaptada para pessoas com autismo

Espectadores poderão assistir à estreia infantil da semana "As aventuras de Tadeo e a tábua de madeira", neste sábado (8), em dois cinemas de Sorocaba

07 de Outubro de 2022 às 18:55
Thaís Marcolino [email protected]
Símbolo mundial do espectro autista
Símbolo mundial do espectro autista (Crédito: DIVULGAÇÃO / WWW.AL.CE.GOV.BR)

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares poderão conferir na semana de estreia do filme “As aventuras de Tadeo e a tábua de madeira” em dois shoppings de Sorocaba, ambos pertencentes à cinematográfica Cine Araújo, em uma sessão totalmente adaptada neste sábado (8). Segundo divulgado para a imprensa, no Shopping Cidade Sorocaba, a sessão começará às 13h15, já no Pátio Cianê será às 14h. Para saber mais detalhes e comprar os ingressos antecipadamente, acesse o site

Terceira continuação da animação espanhola, iniciada em 2012, em “Aventuras de Tadeo e a tábua de esmeralda”, o garoto tem o senho de ser aceito pelos colegas arqueólogos, porém, com seu comportamento desestrado um sarcófago raro é destruído e isso acaba colocando a vida dos amigos em risco. Para ajudar a salvá-los, Tadeo e Sara enfrentarão desafios em vários países em busca de solucionar a maldição da tábua de esmeralda.

Sala adaptada

A iniciativa faz parte do projeto de lei aprovado na Câmara de Sorocaba em agosto, que obriga as salas de cinemas a reservar, no mínimo, uma sessão mensal, sensorialmente adaptada, destinada a pessoas com TEA. Contudo, entre as condições estão não exibir publicidades comerciais ou informes, autorizar a entrada e saída da família na sala de cinema durante toda a exibição, permanecer com as luzes levemente acessas e reduzir o volume do som do filme.

As sessões devem ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista (laço de quebra-cabeça) fixado na entrada da sala de exibição e o valor dos ingressos não podem exceder o praticado pelo cinema nas mesmas condições de dias e horários das exibições normais. (Thais Marcolino com colaboração de Wilma Antunes)