Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Chuva forte dos últimos dias não melhora nível de Itupararanga

Segundo a CBA, responsável pela gestão do reservatório, ontem (5) o volume do reservatório estava em 39,7%

06 de Dezembro de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Apesar de ter chovido 82 mm em dezembro, volume do reservatório ontem era de 38,7%
Apesar de ter chovido 82 mm em dezembro, volume do reservatório ontem era de 38,7% (Crédito: CEZAR RIBEIRO (5/12/2022))

As fortes chuvas que atingiram Sorocaba nos últimos dias não ajudaram a elevar o volume útil de água na represa de Itupararanga, que tem a sua maior parte no vizinho município de Votorantim. Segundo a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), responsável pela gestão do reservatório, ontem (5) o volume do reservatório estava em 39,7%.

Conforme divulgado pela Defesa Civil de Sorocaba, o acumulado de chuvas neste mês de dezembro é de 82 milímetros, sendo 65 milímetros somente nos últimos três dias. Ainda de acordo com a Defesa Civil, embora seja um volume atípico de precipitação em um curto período de tempo, está dentro da normalidade do volume registrado nos últimos cinco anos, para o mês de dezembro.

A represa de Itupararanga é responsável, atualmente, pelo abastecimento de 80 a 85% de Sorocaba, além de fornecer água para outras cidades da região. Em 13 de abril deste ano, depois de mais de três meses com baixo volume útil, o reservatório estava com 50,15% de sua capacidade. O índice de ontem representa uma queda de 10,45 pontos percentuais em relação ao nível de 13 de abril deste ano.

Em dezembro do ano passado, por conta da estiagem que atingiu a região, o reservatório enfrentou sua maior redução nos últimos anos, chegando a 18% do volume útil. A situação fez com que Sorocaba e mais nove cidades da região decretassem estado de alerta. Além disso, algumas dessas cidades, inclusive Sorocaba, adotaram racionamentos de água durante alguns meses para amenizar a crise hídrica.

Contudo, o atual índice de 39,70% da represa de Itupararanga está de acordo com a previsão feita pelo Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) também em abril de 2022. Na ocasião, a previsão do Comitê era que até o próximo período chuvoso a quantidade de água no reservatório estaria em torno de 40%.

Mananciais da cidade

Por outro lado, o volume de chuvas tem um aspecto positivo para os mananciais de Sorocaba. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), nesta segunda-feira (5), o sistema Ferraz/Castelinho operava com 84% de sua capacidade total, enquanto o Ipaneminha estava com 90% .

A Prefeitura de Sorocaba pretende diminuir a dependência da água da represa de Itupararanga aumentando a captação de água diretamente do rio Sorocaba, que também recebe água do reservatório. Um projeto com esse objetivo foi apresentado pelo Saae neste ano. Porém, sua execução depende de obras como a construção de uma nova Estação de Tratamento (ETA) na zona leste da cidade. Assim, a previsão é que a dependência de Itupararanga seja gradativamente menor ao longo dos anos. (Ana Claudia Martins)