Buscar no Cruzeiro

Buscar

Revitalização

Centro terá intervenção arquitetônica na Braguinha e Rio Branco

Projeto foi apresentado por entidades à Prefeitura que deve investir R$ 5 milhões na proposta

18 de Julho de 2023 às 21:39
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sem previsão de início, as obras serão realizadas de modo a minimizar o impacto no funcionamento das lojas e no atendimento ao público
Sem previsão de início, as obras serão realizadas de modo a minimizar o impacto no funcionamento das lojas e no atendimento ao público (Crédito: Divulgação / ACSO)

As entidades reunidas em prol do centro de Sorocaba realizaram sua terceira reunião na segunda-feira (17) para apresentar à Prefeitura o projeto para revitalizar os boulevares Braguinha e Barão do Rio Branco. O presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Hygor Duarte, disse que a Prefeitura se comprometeu a destinar R$ 5 milhões para uma intervenção arquitetônica na região central e assim torná-la mais atraente aos consumidores e turistas.

A intervenção está prevista para ser realizada nos bulevares Braguinha e Barão do Rio Branco. O conceito está sendo desenvolvido pelo arquiteto Alan Nunes, que apresentou a ideia de uma estrutura aérea que, acompanhada de estética correspondente no piso, e forma um caminho sinuoso para proporcionar mais vida e colorido ao Centro.

Inspirado em estruturas de diferentes estilos instaladas em cidades do México, Bélgica e Austrália, a ideia é dar “vivacidade à selva de pedra“. “Usaremos uma paleta de cores quentes, aproveitando o vermelho e o amarelo presentes na bandeira de Sorocaba. Além de valorizar o Centro e encantar as pessoas, as estruturas vão induzir o olhar para as laterais das vias, indo ao encontro das lojas“, disse o arquiteto.

O projeto tem a preocupação de manter uma altura média que não prejudique nem a fachada dos estabelecimentos nem os apartamentos residenciais localizados no pavimento superior dos prédios, além de levar em conta a manutenção da segurança. “É um passo fundamental para trazermos as pessoas de volta à região central, afinal, é ela o cartão de visitas de qualquer cidade. O Centro merece ser bem cuidado e preservado, gerando empregos e riqueza, movimentando a economia”, disse Hygor Duarte.

  - Divulgação / ACSO
(crédito: Divulgação / ACSO)

As obras, ainda sem previsão de início, serão realizadas de modo a minimizar o impacto no funcionamento das lojas e atendimento ao público.

O encontro na segunda-feira reuniu, também, comerciantes da Braguinha e da Barão. A comerciante Eliane Manzano, disse que o conceito vai ajudar a trazer o consumidor de volta para o Centro. “Vai ficar mais bonito, interessante, ainda mais na época em que estamos, em que todos gostam de tirar fotos e de lugares instagramáveis. Este conceito que foi apresentado foi um grande pontapé para embelezar o Centro e fazer com que as pessoas tenham vontade ir até lá para saber como ficou, fazer sua foto e, consequentemente, suas compras“, afirma a comerciante.

O primeiro encontro, realizado em maio, resultou em um manifesto com demandas e propostas para o Centro assinado pelas seguintes entidades: Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Associação dos Rotarianos de Sorocaba (Aros); Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac Sorocaba); Athon Ensino Superior; Câmara Municipal; Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee); Clube 28 de Setembro; Conselho Maçônico de Sorocaba; Conseg Centro-Sul; Fundação Ubaldino do Amaral (FUA); Sincomercio Sorocaba; Sindcomerciarios e Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares de Sorocaba. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos