Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alumínio

CBA realiza simulado de emergência na barragem do Palmital

O início da ação será marcado pelo acionamento das 11 sirenes que compõem o sistema de notificação de massa

23 de Outubro de 2023 às 23:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Treinamento, na quinta-feira, terá início com o acionamento de 11 sirenes
Treinamento, na quinta-feira, terá início com o acionamento de 11 sirenes (Crédito: DIVULGAÇÃO / CBA)

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realiza na quinta-feira (26), às 10h, em Alumínio, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o 5º simulado de emergência das áreas vizinhas à barragem do Palmital, em parceria com a Defesa Civil.

O início da ação será marcado pelo acionamento das 11 sirenes que compõem o sistema de notificação de massa, com interdição em algumas ruas da região para facilitar a circulação dos pedestres.

O simulado está previsto em lei e tem o objetivo de capacitar a população presente na área de influência direta da barragem para procedimentos a serem adotados em eventuais emergências, além de testar, de uma só vez, todas as etapas que compõem o acionamento de contingência, tais como o sistema de alertas por meio de sirenes; o monitoramento do tempo de deslocamento das pessoas da Zona de Autossalvamento (ZAS) pelas rotas de fuga previstas até chegarem aos pontos de encontro; a eficiência das placas de sinalização, entre outras.

Uma equipe da CBA orientará as pessoas durante toda extensão das rotas de fuga, que foram informadas previamente à população cadastrada na ZAS. Os participantes também estão sendo orientados a levar consigo a pasta de documentos e os guias entregues pela empresa com o caminho a ser percorrido.

A Defesa Civil municipal dará apoio aos participantes do simulado em pontos estratégicos das rotas de fuga, além de equipes da Polícia Militar, que também foram acionadas para garantir o acesso da população às vias. Todas as ações fazem parte do Plano de Ação de Emergência (PAE), elaborado pela CBA.

“A segurança de barragens e do entorno é inegociável e premissa das operações da CBA. Além do sistema robusto de gestão, que contempla rotinas de monitoramentos quinzenais, mensais e semestrais, a Companhia também desenvolve ações para promover a cultura de prevenção nas comunidades em que atua”, disse o gerente de Meio Ambiente da CBA, Marcus Vinícius Vaz Moreno.

A CBA também desenvolveu um aplicativo chamado Alerta de Barragem Alumínio para apoiar a população no simulado. A partir do toque das sirenes, as pessoas poderão verificar pelo app o ponto de encontro mais próximo da sua localização e se dirigir, com calma, até lá. As placas de rota de fuga que estão instaladas nas ruas também ajudam nesse percurso. (Ana Claudia Martins)