fbpx
Canal 1

Testemunhas acidentais

Testemunhas acidentais
Crédito da foto: João Miguel Júnior / Tv Globo

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery 

Em “Salve-se quem puder”, próxima das 19h na Globo, Kyra (Vitória Strada), Alexia (Deborah Secco) e Luna (Juliana Paiva) tornam-se testemunhas acidentais de um assassinato logo no início da novela e o fato muda definitivamente suas vidas. Condenadas a viver sob a custódia do Programa de Proteção à Testemunha e à sombra de outras identidades, iniciam uma nova vida na fictícia Judas do Norte, no interior de São Paulo, depois de serem dadas como mortas.

Dedo na ferida: séries da Globo apontam alguns dos nossos principais problemas

Entre os grandes acertos da Globo na sua dramaturgia, em 2019, “Sob pressão” e “Segunda chamada”, com certeza, aparecem entre os principais.

A primeira, velha conhecida, três temporadas já exibidas, colocando com extrema realidade o drama da saúde no Brasil e o cotidiano da maioria dos hospitais, as suas situações de emergência e precariedade de recursos.

Leia mais  Homenagem

“Segunda chamada” veio como novidade, quase no encerramento do ano, escancarando as deficiências do ensino público ou de uma escola com os seus professores e alunos vivendo ou apresentando os problemas e dificuldades que são de tantos.

No instante em que as novelas preferem seguir o modelo tradicional, valendo-se sempre dos mesmos ingredientes ou de fórmulas que se repetem, verifica-se que nas séries — em especial nessas duas –, há o desejar de avançar ou arriscar muito mais.

Ambas conversando diretamente com milhões de pessoas e jogando na cara das autoridades, problemas que elas não querem enxergar ou não têm capacidade de resolver.

Chamadas no ar – O SBT, usando todo o seu elenco, está gravando chamadas do próximo Troféu Imprensa. A escolha dos vencedores, em um programa especial, se dará no final de abril ou começo de maio.

Parada obrigatória – Na Rede TV!, o jornalismo vai seguir com a sua vidinha de sempre e escalas no Natal e Ano Novo. É o que se deseja, mesmo com seu pessoal bem reduzido e muitas posições de trabalho a menos, em consequência dos cortes realizados.

Leia mais  Amor de Mãe

Por outro lado – Programas como “Superpop”, “Sensacional” e outros da linha de shows já estão adiantando as suas gravações. A ordem é deixar três semanas de inéditos. Nada de reprises.

Melhor não mexer – Nesses últimos dois meses, se especulou a possibilidade de Luciana Gimenez, a partir do ano que vem, em vez dos atuais três, passar a apresentar o seu programas duas vezes por semana na Rede TV!. Mas parece que ficou nisso. Porque o seu faturamento e audiência são muito bons ninguém mais tocou no assunto.

Acelerada – Sabrina Sato tem trabalhado quase todos os dias, gravando para o novo “Domingo show”. A Record ainda não informa nada de forma oficial, mas internamente se dá como certa a sua estreia no final de janeiro. Possivelmente no dia 26.

Leia mais  Novo desafio

Chamada de embarque – Viagem de férias de Silvio Santos está confirmada para o próximo dia 20. Destino: Estados Unidos. Sem gravar regularmente já há algum tempo, ele só tem mais um programa inédito em estoque. A não ser que alguma coisa se modifique nos próximos dias, as reprises serão iniciadas quase que imediatamente.

Baixa na Band – Jornalismo da Band decidiu dispensar os serviços de Bruno Chazan, um dos seus principais editores. Motivo alegado, “realocação”. “Realocação” que ninguém na redação entendeu muito bem. Numa dessas foi só uma colocação errada.

Em produção – A TV Cultura, em preparativos bem acelerados, também anuncia a sua retrospectiva do jornalismo. Exibição no dia 29, domingo, às 20h. A apresentação será de Aldo Quiroga, Ana Paula Couto, Joyce Ribeiro e Karyn Bravo.

Comentários