Buscar no Cruzeiro

Buscar

Repórter de Minas Gerais mostra a verdade do jornalismo

01 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Crédito da Foto: Reprodução/TV Globo

Os tempos são tão outros que a televisão não deve mais insistir no mundo do faz de conta. Ou querer passar ao telespectador uma imagem que não existe e diferente daquilo que ele imagina ou tem certeza que está acontecendo.

Mentir, se existe a necessidade de ser mais claro. Exemplo simples, mas que deveria ser corriqueiro nesta e em inúmeras outras situações.

[irp posts="212739" ]

 

Num desses últimos dias, com a cobertura das chuvas em Minas Gerais, a repórter da TV Globo, Cláudia Mourão, de Belo Horizonte, fez a sua entrada no telejornal “Hoje” com o guarda-chuva. Simplesmente assim, sem a menor cerimônia.

A televisão, mais especialmente os telejornais, devem sempre ser absolutamente verdadeiros. É uma obrigação.

Quando, no passado, seria permitido que alguém se apresentasse nessas condições, segurando guarda-chuva e microfone? Cometer a insanidade de sujar a imagem? Nunca.

Era sempre o auxiliar ou outro operador qualquer, na mais ridícula situação, maior toró ao fundo e nenhuma gota em cima da repórter.

Tem que ser vida real. Parabéns, Cláudia. Que o seu exemplo inspire e se insira nos novos manuais.

TV Tudo

Programa do Serginho - Flávia Alessandra, Bárbara Paz, Poliana Abritta e Skank são os convidados do “Altas horas”, do Serginho Groisman, neste sábado, na Globo, depois do “Zorra”. Além deles, presenças também dos sertanejos Matheus & Kauan e integrantes da Banda Eva.

Vale o registro - Rodrigo Rodrigues sempre tocou bem a bola em vários programas e nas diversas TVS em que trabalhou. Mas o “Troca de passes”, do SporTV, tem as medidas dele. É sempre muito leve, divertida e interessante a sua participação à frente dos trabalhos.

Fim de noite - O Fox Sports e a ESPN Brasil também tem atrações bem interessantes. O “SportsCenter”, do Paulo Soares e Antero Greco, por exemplo, é uma marca. A propósito: a se destacar a paciência do Antero em discutir, o tempo todo, com meio mundo no Twitter.

Esporte - Entre as atrações esportivas deste final de semana, a transmissão do Super Bowl LIV pela ESPN, neste domingo, a partir das 20h30, é uma das principais. Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers. terá narração de Everaldo Marques e comentários de Paulo Antunes.

Ruído estranho - O que se sabe é que houve um esforço enorme do jornalismo da Rede TV!, a partir de São Paulo, para tornar possível a exibição do “Alerta nacional”, do Sikêra Jr em todas as emissoras. Passagens e aberturas comerciais bem definidas. Isso é complicado. Ainda assim, em Manaus, de onde é gerado, partiram algumas reclamações.

Quem explica - Chama atenção como nas novelas as mulheres estão dando à luz tão mais cedo. Em “Amor de mãe”, considerando a idade real de um e de outro, Taís Araújo e Humberto Carrão, a Vitória teve o Sandro com 13 anos. Cedo, né?

Capítulo de hoje - Em “Amor de mãe”, da Globo, Lurdes (Regina Casé) é disputada por Januário (Luiz Carlos Vasconcelos) e Oliveira (Nanego Liro), que estão tocando juntos a obra na casa de dela. Essa cena vai ao ar no capítulo de sábado.