Buscar no Cruzeiro

Buscar

Primeira vez

01 de Junho de 2019 às 00:01

Primeira vez Crédito da foto: Fábio Rocha / Tv Globo

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

No “Só toca top” deste sábado na Globo, Wesley Safadão e Jerry Smith cantam juntos, pela primeira vez em um programa de televisão, a música “Quem tem o dom”. Um clipe que tem mais de 65 milhões de visualizações na internet.

Maioria das TVs e programas só sobrevive à custa do merchandising

“Aqui na Band”, em seus primeiros dias de exibição, encontrou dificuldades para atingir um ponto de audiência. Pelo que tem apresentado merecia mais; no entanto, chama atenção a quantidade de programas hoje colocados abaixo da linha de dois, número mínimo considerado pelo mercado da propaganda para um programa tornar-se viável comercialmente.

E é bem curioso como os parâmetros, em relação aos registros do Ibope, apresentaram modificações ao longo dos anos.

No SBT, por exemplo, no início dos anos 2000, qualquer atração da grade que não marcasse acima de 10, transformava-se em um forte candidato a sair do ar. Hoje, são raros os que chegam aos dois dígitos.

Assim como se verifica que, diferentemente do passado, só Globo, Record e SBT ainda mantêm uma grande parte dos seus produtos apoiados ou chancelados por conhecidos anunciantes.

No mais, as tentativas de equilibrar ou fechar a conta se dão pelo merchandising. Mercado persa perde. É, no entanto, o que há ou restou para a sobrevivência da maioria.

Gravando - Tony Ramos e Bárbara Paz iniciaram as gravações da quinta temporada do programa “A arte do encontro” para o Canal Brasil. A novidade é que os textos lidos agora são roteiros de cinema, não mais peças teatrais.

Não deu em nada - As mudanças realizadas pela Rede TV!, em vez de melhorar, pioraram a audiência na faixa da manhã. Não adianta. Enquanto não existir alguém especializado em mexer com programação, isto continuará se repetindo. Mexeram errado, na hora errada.

Em compensação - O programa “Luciana by night”, da Luciana Gimenez, no ar às terças-feiras, há três meses tem conseguido superar a Band no horário. Ou mais exatamente a partir do instante em que a concorrente resolveu mudar o dia de exibição do “MasterChef”.

Nova unidade - O SBT inaugurou na segunda-feira, com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador Rodrigo Garcia, as suas novas instalações em São José do Rio Preto. A mudança de sede e todo o reequipamento das emissoras, segundo o diretor Luiz Barretto, faz parte de um pacote de investimentos de R$ 9 milhões no interior de São Paulo.

Programação - A Rede TV! tem definido que o programa “A melhor viagem”, com Mário Frias, será apresentado nas tardes de domingo. Só não tem ainda horário definido. E que o “Conexão models”, da Renata Kuerten, quase seis meses no ar com reprises, irá retomar as suas gravações em breve.

Nada ainda - A Record informa que ainda não foi tomada nenhuma decisão quanto a substituta de “Topíssima”, uma novela contemporânea, elegante e bem feita. Existem algumas alternativas em estudo, inclusive a chance muito forte de ser uma história não bíblica.

Por outro lado - A decisão de não produzir “Pigmaleão do brejo”, segundo a Record, foi tomada há mais de dois meses. E estranha as notícias que têm circulado, mesmo porque o autor Marcílio Moraes foi comunicado na ocasião.

Volta do ‘Pesadelo’ - Já entrou em pré-produção na Band a segunda temporada do programa “Pesadelo na cozinha”. A emissora ainda não se manifesta sobre data de estreia, mas a apresentação seguirá com Erick Jacquin.