O cardápio variado de SBT, Globo e Record nesta quarta
Felipe Bronze, Ailin Aleixo e Emmanuel Baisoleil, do Top Chef. Crédito da foto: Chahestian
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Esta será uma quarta-feira diferente na televisão, com alguns movimentos que devem aquecer a disputa, especialmente entre as três principais redes, na faixa da noite.
O SBT, em uma iniciativa que surpreendeu todo o mercado, vai transmitir a final do campeonato carioca, Flamengo e Fluminense, mas com torcedores em todo o País.
Globo, por causa disso, vai espichar “Fina Estampa” e até mudou o filme. Em vez do “Deadpool”, inicialmente programado, “Jumanji -- Bem-Vindo à Selva” será exibido no “Cinema Especial”.
E a Record terá a estreia do “Top Chef”, reality culinário do Felipe Bronze, em sua segunda temporada, com 14 participantes, uma série de cuidados e algumas surpresas.
Tudo muito bom, tudo muito bem. Nada a se queixar. O cardápio é variado.
Uma questão
Em 1987, a OTI --Organização da Televisão Ibero-Americana, que mandava nos direitos esportivos de então, por causa de uma rixa com a ODEPA -- Organização Desportiva Pan-Americana, impediu que as grandes redes de TV transmitissem os Jogos Pan-Americanos de Indianápolis. Quem desrespeitasse ficaria fora da Olimpíada de Seul, em 1988, e da Copa do Mundo, Itália, em 1990.
A saída
A transmissão daquele ano só foi possível graças a um executivo da TV na época, Jorge Ramos, que formou a “Rede do Pan”, liderada pela TV Gazeta, em São Paulo. Luciano do Valle, Silvio Luiz, Álvaro José e Osmar de Oliveira foram alguns que colaboraram na transmissão das diversas competições. Um sucesso. A Gazeta bateu recordes de audiência, principalmente com a final do basquete, vitória do Brasil sobre os Estados Unidos.
Dia seguinte
O Pan de 1987 acabou e a TV Gazeta voltou à sua vidinha de sempre. Alcançou outros raros sucessos depois, mas graças à iniciativa de terceiros e em eventos esporádicos. É o que não deve acontecer de muito diferente com o SBT. Hoje tem a final do Rio, mas e amanhã? Em se tratando de esporte ou qualquer outro projeto não há nada pensado ou planejado.
Uma história
Isso lembra também a história da inauguração da TV Tupi, em São Paulo. Prepararam tanto a sua festa, se concentraram em tantos detalhes e cuidados, que se esqueceram de montar uma programação para o dia seguinte.
Ele merece
Silvio Luiz comemorou ontem 86 anos de vida. Alexandre Souza, filho, entrou com uma inscrição no Guiness, pleiteando o reconhecimento de ser o seu pai o narrador esportivo mais antigo em atividade.