Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo normal. Contratos eternos serão ‘extintos’ na Globo

20 de Setembro de 2020 às 00:01

Novo normal. Contratos eternos serão ‘extintos’ na Globo Débora Nascimento não teve contrato renovado pela Globo. Crédito da foto: Reprodução Instagram

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Talvez apareçam os desmentidos de praxe. Talvez. Porém, de acordo com alguns nomes da dramaturgia da Globo, os contratos eternos estão com os dias contados. Uma decisão definitiva e que “vai valer para todos”, respeitando, evidentemente, os seus prazos.

Desta forma, a emissora, ainda segundo essas fontes, adotará a mesma prática de tantas outras grandes empresas do mundo. O compromisso por obra é o que, “ad infinitum”, passará a valer.

Importante lembrar que por culpa de um modelo do passado, implantado por executivos que nem lá mais estão, eram muitos os contratos com salários altíssimos. Isso deixará de existir. O que vai prevalecer é o serviço prestado.

A decisão deve provocar uma revolução nas artes no Brasil, com mais valores importantes no mercado, voltando as atenções para convites do teatro, cinema, streaming e um tráfego ainda mais intenso entre as emissoras.

Todo este processo foi deflagrado com o projeto de unificação “Uma Só Globo”, que enxugou diversos quadros, e se intensificou com as dificuldades da economia na pandemia.

Parcerias

Em meio a tudo, volta a se falar que a Globo vai aumentar a participação de produtoras de conteúdo na sua programação e também em outras plataformas. E por aí se entenda parcerias com O2 Filmes, Conspiração Filmes, Sony/Floresta, Mixer, Gullane Entretenimento...

Vida segue

O produtor e compositor Arnaldo Saccomani, morto em agosto, deixou vários trabalhos inéditos. Ele tinha “grandes projetos de sons diferentes para lançar”, revela sua filha Thais Saccomani Lococo, cantora e compositora, que vai dar sequência nesses projetos.

Não assusta

Pessoas ligadas à Netflix afirmam que a gigante do streaming ainda não consegue ver a Globoplay como uma ameaça. Revelam, inclusive, que as produtoras de conteúdo e demais executivos sempre procuram primeiro a Netflix, para negociar futuros trabalhos.

Um caso

A Globoplay está muito de olho no projeto “Protesys”, criado pelo cineasta Afonso Poyart, que imagina um futuro sem limites para o esporte paraolímpico. Não será nenhuma surpresa se esse conteúdo parar na Netflix.

Temperatura

O primeiro “Melhor Agora”, semanal de Mariana Godoy nas noites de segunda-feira da Band, será gravado. Depois, a ideia é que passe a ser ao vivo. Antes de tudo, querem tomar a “temperatura” do programa.