Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mudanças na narração esportiva não são nada saudáveis ou verdadeiras

23 de Março de 2021 às 07:01

Mudanças na narração esportiva não são nada saudáveis ou verdadeiras Silvio Luiz: bordões e frases feitas sem forçar a barra. Crédito da foto: Divulgação

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Algumas mudanças importantes, mas não muito boas, passaram a acontecer nas narrações esportivas da TV. Se antes esta preocupação não existia, hoje, em cada um, há quase o desespero em registrar a sua marca.

Primeiro é preciso dizer que a preparação deve existir em qualquer trabalho.

Fazer aquilo que se conhece como produção: o levantamento de informações que venham a ser úteis numa transmissão, sempre será algo absolutamente essencial. Até aí, estamos de acordo.

No entanto, o que se percebe numa boa maioria, em todo e qualquer jogo, é a repetição de frases feitas e o interesse em inserir os seus mesmos bordões, ainda que em lances que nada têm a ver. Ou a tentativa de colocar o jogo no papelzinho preparado na véspera. E não o contrário.

Uma forçação de barra ou necessidade de carregar numa emoção, que, em muitas situações, não se justifica.

Televisão, vale lembrar, é imagem. Aliás, dono de um estilo muito próprio, Silvio Luiz faz questão de repetir que só se preocupa em legendar aquilo que seus olhos estão vendo. E só isso, na verdade, nos basta.

Contratação

“Gênesis” continua colaborando e muito para o mercado de atores, tão afetado nesses tempos de pandemia. As contratações não param.

Mudanças na narração esportiva não são nada saudáveis ou verdadeiras Crédito da foto Instagram

Agora, por exemplo, o ator Igor Cotrim (foto) está de volta à Record, depois de 12 anos, para viver Simão, filho de Jacó.

Avaliação

Mesmo diante de tantas dificuldades, “Amor de Mãe” voltou com muita qualidade nesta reta final.

O trabalho da autora Manuela Dias, por sinal, merece o melhor dos reconhecimentos.

Legal isso

O “Fantástico” entrou na brincadeira da coluna e já teve pedido de música do Rafael Cardoso por tantos trabalhos seguidos.

Agora falta Lilia Cabral, a primeira aqui reclamada, pelas mesmas razões. O lado feminino não pode nunca ser esquecido. Ela merece.

Ainda não

A informação nos Estúdios Globo, também por causa da pandemia e restrições no Rio de Janeiro, é que as gravações de “Verdades Secretas 2” foram adiadas novamente.

Havia a expectativa de que os trabalhos pudessem começar ontem, segunda-feira. Mas não. Procurada, a Globo não comentou.

She’s Back

Enquanto isso, porque o projeto continua de pé, Camila Queiroz tem aumentado sua participação nas redes sociais, já se reapresentando como Angel, protagonista de “Verdades Secretas 2”, por meio de ensaios fotográficos.

Um aquecimento.

Ibope

O “Vem Pra Cá”, dados da Grande São Paulo, estreou ontem no SBT com 3,4 pontos. Na faixa de confronto, a Globo deu 8,1 e a Record, 5,3.

Detalhe: a TV Cultura, com 1,9, apareceu na frente de Band (0,7) e Rede TV! (0,6). No PNT nacional, o SBT também ficou em terceiro, atrás de Globo e Record.

Grade

O novo “Band Esporte Clube” será apresentado, a partir do próximo sábado, nas tardes da Band.

Apresentação de Cris Dias, direção do Dudu Magnani e participação de toda a equipe de esportes da Band.

Bate-Rebate

O Grupo Bandeirantes perdeu o funcionário Sebastião Venâncio Filho, 64 anos, da cenografia, para a Covid-19....

... Tinha quase sete anos de casa. Estava afastado do trabalho desde março do ano passado, por pertencer ao grupo de risco.

O Gloob, canal infantil da Globo, será o primeiro do mundo a exibir os novos episódios da quarta temporada da animação “Miraculous Ladybug”..

... Estreia hoje, a partir das 19h30, com exibição também no streaming por meio do Globoplay + Canais Ao Vivo.

Do jeito que vai, “Nos Tempos do Imperador”, novela na fila das 18h da Globo, deve terminar as suas gravações dois meses antes da estreia, em agosto.

A coluna já havia cantado essa bola há algum tempo e a informação se confirma...

... O “Música na Band” chega ao fim na Bandeirantes...

... O programa vai sair do ar para dar lugar à série “Dr. House”, a partir de 2 de abril, com episódios duplos..

... Nesta sexta-feira, já sem o musical, será exibida uma sessão especial do filme “Rush: No Limite da Emoção‘.

C’est fini

No dia de ontem, a Record definiu Sabrina Sato como apresentadora do reality show “A Ilha”. Depois de “Game dos Clones”, este será o seu novo trabalho na emissora que tem estreia prevista para o final de julho. Total de 39 programas e encerramento ao vivo.

Galeria

Confira a galeria de fotos