Buscar no Cruzeiro

Buscar

Local

08 de Maio de 2020 às 00:01

Local Crédito da foto: Divulgação

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Será realizado nos estúdios da Record, em São Paulo, o programa que vai reunir Sabrina Sato, Carioca e Ceará, quinta-feira, dia 14, às 22h30.

O trio vai mostrar os melhores momentos das lives da internet durante a pandemia.

GloboNews e CNN estão trazendo de volta os debates políticos à TV

Em 1978, moleque ainda, fui colocado como diretor de um programa na TV Record, que a princípio seria de variedades, mas se especializou em debates políticos e isso ainda em plena ditadura militar.

Mediado por Ferreira Netto, por lá passaram nomes como Mário Covas, Luís Carlos Prestes, Leonel Brizola, Jânio Quadros, Fernando Henrique Cardoso, Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Paulo Maluf, Luiz Inácio da Silva, que já era Lula, na ocasião presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, além de tantos outros.

Uma dificuldade na ocasião, até pela existência de um tal CCC, Comando de Caça aos Comunistas, com suas ameaças de bombas e ações criminosas quase diárias. O programa era assim mesmo: debates todas as noites, ao vivo.

Outros acabaram surgindo depois, entre eles, o “Vamos sair da crise”, com Alexandre Machado na TV Gazeta.

Uma prática que, com o tempo, foi desaparecendo ou dando lugar para os programas de entrevistas ou talk-shows, inspirados nos formatos de fora. Alguém como convidado, uma banda e um pouco de graça.

Bom verificar que o antigo modelo, graças aos canais GloboNews e CNN Brasil, aos poucos está sendo resgatado. Nunca, nesses últimos anos, o momento político esteve tão propício para isso. Que venham mais.

Sobre números - Novos estudos do Kantar Ibope demonstram que a audiência da TV segue estável. Comparado com abril do ano passado, este último mês observou crescimento de 16%.

Assim como - De acordo com o mesmo levantamento, o tempo que as pessoas consomem televisão também aumentou, comparado ao mesmo período do ano passado. Foi ampliado em 1h18 em relação a abril de 2019.

Mais surpreendente - O que mais chama atenção neste estudo é que a audiência da TV também está mais jovem. Entre pessoas de 12 a 17 anos, o tempo à frente da televisão foi 1h31 a mais que abril do ano passado.

Outro dado - Foi constatado também que as conversas sobre o conteúdo da TV explodiram em março e abril nas redes sociais. Foram sete vezes mais twetts em comparação ao último ano.

Foi difícil - A audiência do fim de tarde é sempre disputada ponto a ponto entre o “Cidade alerta”, da Record, e o “Brasil urgente”, da Band, programas com características muito próximas. E foi muito mais, nesses últimos tempos, enquanto tiveram a forte concorrência de “Avenida Brasil” na Globo. Até que conseguiram se sair muito bem.

Tristeza - Ontem foi mais um dia daqueles. No Rio, a morte de Daisy Lúcidi, de tantos trabalhos na TV e no rádio. “Alô Daisy”, na rádio Nacional ficou no ar por mais de 45 anos. E de Jerubal Garcia também, câmera dos bons e alguém que nasceu com a televisão brasileira, isso desde as primeiras transmissões esportivas da TV Tupi com Walter Abrahão.