Buscar no Cruzeiro

Buscar

Globo faz megarreunião com autores e expõe ’cenários’ para volta

22 de Abril de 2020 às 00:01

Crédito da foto: João Cotta / Divulgação

 

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

No meio da semana passada, a Globo realizou uma megarreunião com autores de novelas, remotamente é claro, por causa do novo coronavírus e alguns cenários foram colocados para a retomada das gravações.

Participaram deste encontro, autores titulares e colaboradores das produções que foram interrompidas ainda no ar -- “Salve-se quem puder” e “Amor de mãe” -- como também daquelas que estavam começando seus trabalhos -- “Nos tempos do imperador”, “Malhação: transformação” e “Um lugar do sol”, entre outras.

Na oportunidade, entre os vários assuntos colocados, foi estabelecido que todos devem continuar escrevendo normalmente. O detalhe é que, quando essa reunião remota foi convocada, muitos chegaram a imaginar uma suspensão completa de tudo. Mas não. A ordem é seguir em frente.

Mesmo porque quem já estava com a produção levantada e orçada - estúdio e cenográfica -- não tinha mesmo razão para se preocupar.

Até uma possibilidade chegou a ser conversada para o reinício de gravações: primeiro, a novela das 9, “Amor de mãe”, depois, “Salve-se quem puder” e assim por diante.

Na foto, Juliano Cazarré e Isis Valverde em cena de “Amor de mãe”

Quinzenal - Reuniões entre alta cúpula e autores não é nenhuma novidade na Globo. A diferença é que desta vez foi virtual, por causa da pandemia, e por isso contou com uma presença maior de participantes. Mas cada um da sua casa. Esses encontros devem continuar acontecendo, quinzenalmente. Os autores foram informados sobre as situações possíveis no reinício das gravações.

Os cenários - A entrega dos capítulos escritos, tanto das novelas que já existiam quanto das próximas, deve seguir normalmente, dentro dos prazos estabelecidos anteriormente. Com isso, quando tudo voltar ao normal, a Globo terá toda a parte de produção facilitada. E são dois os possíveis cenários para retomada de gravações: -- Otimista: em junho ou julho -- Pessimista: agosto.

Histórico - O canal de notícias GloboNews, do Grupo Globo, com 23 anos em operação, pela primeira vez assumiu a terceira posição no ranking de audiência da TV Paga. Após ter fechado 2019 em 7º lugar no ranking da TV por assinatura, sua melhor posição anual histórica, a GloboNews subiu quatro posições, contabilizando os dados de início do ano até o momento. A chegada ao terceiro lugar foi impulsionada pela cobertura da pandemia da Covid-19.

Jornalismo - Eduardo Ribeiro assume a apresentação do “Coronavírus plantão”, na Record, às quintas-feiras à noite no lugar de Luiz Bacci. Os motivos dessa troca de comando ainda não são informados.

A tal experiência - Após a exibição de “Fina estampa” em edição especial na Globo, não foram poucos os elogios à trama, e críticas à produção que estava no mesmo horário -- “Amor de mãe”. Mas tem o seguinte: não dá para comparar um alguém como Aguinaldo Silva com Manuela Dias. Estão separados por muitos quilômetros em termos de bagagem. Chega a ser injusto.