Buscar no Cruzeiro

Buscar

De volta

06 de Maio de 2020 às 00:01

De volta Crédito da foto: Divulgação

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O “Conversa com Bial” volta à grade da Globo no próximo dia 18. Mas, por causa da pandemia, em formato feito de casa.

Nada mais será como antes na dramaturgia, séries e programas da Globo

Sem cravar prazos, a direção da Globo tem discutido diariamente a melhor maneira de retomar as atividades nos Estúdios Globo, Rio de Janeiro, por causa das consequências provocadas pelo novo coronavírus, que paralisou praticamente toda a sua produção.

No caso das novelas, remotamente, como informado neste espaço, autores foram convocados a repensar a forma de escrever e de realizar, para lidar com as diferentes limitações que irão impactar tanto a narrativa quanto os recursos de produção.

Em meio a tudo isso, há também uma enorme preocupação com os profissionais do chamado “grupos de risco”, atores, diretores, produtores, técnicos, entre outros, ou seja, indivíduos acima de 60 anos ou que já tenham algum problema de saúde, incluindo obesidade, cardíacos.

Em um primeiro momento, a Globo ainda não definiu como eles serão encaixados na “nova ordem” da Teledramaturgia. Como a prioridade é o bem-estar de todos, uma severa avaliação vai ditar a melhor solução para cada obra.

Outra questão - Ainda sobre o assunto acima, outra situação que a Globo fatalmente terá que enfrentar envolve os contratos de trabalho. Se as gravações voltarem em junho, em uma projeção das mais otimistas, os vínculos por obra de muitos atores já estarão vencidos. Gente que já se comprometeu com teatro, cinema, streaming...

Parte de dinheiro - Toda novela, como qualquer outro produto na TV, trabalha com um orçamento. Tem um centro de custo próprio, montado muito antes do início da sua produção. Nas interrompidas “Salve-se quem puder” e “Amor de mãe” isso também terá que ser refeito. No reinício das gravações, a conta de nenhuma, mantidos os números atuais, irá fechar.

Vai daí que... - Na volta da vida normal, um conjunto de situações deverá ser reexaminado, daí a importância das reuniões remotas que passaram a acontecer. E uma certeza: na dramaturgia da Globo, e a da concorrência também, nada mais será como antes.

Boa conversa - Globo e Band, já de algum tempo, já haviam programado as lives de Roberto Carlos e Daniel para o próximo domingo, Dia das Mães. Mas as duas, porque ainda não tinham informações, marcaram para o mesmo horário, três da tarde.

E foi aí que... - No domingo, ao se tocar disso, o próprio Roberto pegou o telefone e conversou com o Daniel sobre a possibilidade de uma troca. Afinal, o público dos dois é quase o mesmo. E claro que sim. No dia seguinte, segunda, Globo e Band fizeram esses ajustes: Roberto Carlos, na TV aberta, irá ao ar das 15h às 15h45 e Daniel, das 15h45 em diante.