Buscar no Cruzeiro

Buscar

Até que ponto a força das mídias sociais interfere na audiência da TV?

22 de Julho de 2018 às 13:53

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A TV aberta, no Brasil, com características muito próprias, sempre se mostra receptiva a boa novidade, mas, conservadora que é, nunca recusa ou deixa de lado o arroz com feijão bem temperado. Por mais que o tempo passe e as modernidades ocupem seus espaços, simplicidade e informalidade são ingredientes obrigatórios na receita de qualquer programa. Forçou, dançou. A Globo, com a melhor das intenções, está tentando se valer da presença de três notáveis ex-BBBs (Vivian Amorim, Fernanda Keulla e Ana Clara) para dividir com Sophia Abrahão a apresentação do "Vídeo show", em uma faixa em que a disputa de audiência com a concorrência -- Record de forma bem direta -- é a mais apertada do dia. Uma ameaça que alguém, com toda certeza, deve ter dimensionado, considerando todos os riscos, inclusive de ser um horário predominantemente assistido pelas donas de casa. Também evidente que, no caso da Ana Clara, existiu uma forte aposta nos milhões de seguidores que ela tem na internet. Mas e aí? Até que ponto já está valendo essa transferência de um para outro meio? Respostas que ainda não existem. O tempo é que vai dar e o problema é saber se, com tantas reformulações e mudanças de cara, o "Vídeo show" ainda tem esse tempo pela frente.

Olha como ficou?

Hoje, com o "Vídeo show" nessa nova linha, das 14h em diante, a televisão inteira só tem gente falando dela e dos que vivem no seu mundo. Sônia Abrão na Rede TV!, "Fofocalizando" no SBT, fofoca na Cátia Fonseca (Band), Fabíola na Record e a turma da TV Gazeta-SP. Faltou alguém? Ainda assim, com mais do mesmo além da conta, os resultados não são ruins.

Tem data

 - CAUÊ MORENO / DIVULGAÇÃO - CAUÊ MORENO / DIVULGAÇÃO

O Discovery Home & Health marcou para 1º de outubro, às 22h10, a estreia da terceira temporada do "Troca de estilos", agora sob o comando de Mel Fronckowiak. Além disso, o time de especialistas do programa também ganha novos profissionais, como a consultora de moda Bia Paes de Barros, o cabeleireiro Yohan Nicolas e a maquiadora Débora Bitencourt. Em "Troca de estilos", em cada um dos seus 20 episódios, Mel vai receber duas mulheres, sempre com uma não aprovando o estilo da outra. Elas passarão por uma transformação completa com a ajuda dos profissionais da série.

Expectativa

No SBT ninguém tem notícias se Silvio Santos vai ou não sair para o seu descanso regulamentar do meio do ano. No panorama atual, apesar de alguns entenderam que ele está precisando, tudo indica que não.

Tá difícil

A Band, mantidos os planos da sua direção, não terá nenhum evento esportivo na sua programação no restante do ano. Ou, pelo menos um, de alguma importância. A ordem que existe é não gastar dinheiro com isso.

Deu o contra

Muitos estranharam o fato de o SBT colocar boletins noticiosos durante a programação e tirar do ar no dia seguinte. Mesmo sem uma explicação oficial, o que se sabe é que foi ordem do dono. Como mandou fazer de um jeito, mas fizeram de outro, ele resolveu acabar com tudo.

2ª lua de mel

Carlos Alberto de Nóbrega e a mulher, a médica Renata Domingues, viajaram com destino a Europa, Espanha e Portugal, tudo ainda por conta do casamento recente. Oferecimento de um amigo, Antonio Carlos, aquele mesmo que já deu um carro de presente, réplica de um Jaguar. Nóbrega deixou programas gravados para voltar só no dia 31.

Não tá legal

A teledramaturgia da Record já experimentou momentos mais tranquilos e harmoniosos. É enorme a insatisfação lá dentro, principalmente por parte da maioria dos autores contratados. Todos os projetos de trabalho continuam sem resposta ou previsão de serem levados à frente. Vai mal.

Está tudo indo

Se nada se alterar até lá, o start da nova temporada da "Dança dos famosos", do "Domingão", será no dia 12 de agosto. Está organizado para isso. Lista dos participantes fechada e aprovada.

Retomada

Encerrada a Copa do Mundo e com Casagrande de volta ao Brasil, o cineasta Mauro Lima vai retomar os trabalhos de pré-produção do filme sobre a vida do ex-jogador e comentarista da Globo. José Loreto, que o viverá nas telas, dividindo o expediente com as gravações da novela "O sétimo guardião". O lançamento do filme segue marcado para 2019.

Depende 

Por enquanto, a Record tem acertada só uma temporada do "Canta comigo", que acaba de estrear com o Gugu. A realização de uma próxima, dependendo também de novas negociações, passa a depender dos resultados que o programa irá alcançar. Internamente, o "Canta" é considerado como a maior produção da Record no entretenimento.