As perspectivas para o jornalismo na TV são as melhores possíveis
Crédito da foto: Divulgação
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
O jornalismo na TV nunca esteve tão em alta e prestigiado como nos tempos atuais. Diferentemente do passado, quando só algumas poucas emissoras levavam a sério a missão de bem informar, hoje a própria mobilização no mercado nos mostra um panorama completamente diferente. Mais que a obrigação de cumprir tabela, como já aconteceu, verifica-se que, hoje, há um maior esforço em competir à altura e se aparelhar convenientemente para isso.
Assim como é natural reconhecer que o acordo para a chegada da CNN ao Brasil, a partir do instante em que foi celebrado, veio a provocar uma movimentação que poucas vezes se viu e o reconhecimento aos bons valores do setor como nunca aconteceu.
E esta disputa, hoje restrita aos bastidores, será ainda maior a partir do início efetivo das operações da CNN, prometido para março, quando também passará a existir uma competição direta e das mais saudáveis entre todos os canais de jornalismo. A perspectiva é das mais interessantes.
Fila das 9
A Globo tem estabelecido que “Em seu lugar”, da Lícia Manzo, será a substituta de “Amor de mãe” na faixa das 21h. E também dá como certa, depois dela, a volta de João Emanuel Carneiro, em novembro do ano que vem.
Protagonistas
“Em seu lugar”, de Lícia Manzo, já de algum tempo, tem confirmadas as escalações de Andréia Horta e Cauã Reymond para os principais papeis. Os dois, vindo de lugares bem diferentes, acabam se encontrando no Rio.
Muita calma
Em se tratando do “Uma vida, um sonho”, vale destacar que a produção será acelerada a partir dos primeiros dias de janeiro. A estreia, no SBT, foi definida para maio, faixa das 9h da manhã, aos domingos.
Tomar fôlego
Após completar os seus trabalhos em “A dona do pedaço”, Walcyr Carrasco saiu de férias na Globo, sem um dia certo para voltar. Acredita-se que só a partir de março ou abril, ele começará a pensar ema “Verdades secretas 2”.
Está em pé
Todas as providências já foram tomadas para dar início aos trabalhos de “As aventuras de Poliana - O filme”. A ideia é colocá-lo nos cinemas, circuito nacional, na metade deste próximo ano.
Tudo certo
Depois de seguidos adiamentos, “Extreme makeover”, programa do Otaviano Costa para o GNT, agora tem o início de gravações previsto para janeiro. Mas a sua data de estreia segue indefinida.
Rádio - 1
As novas tecnologias revitalizaram o veículo rádio e isso de forma indiscutível. Fato é que aquela sensação de imaginar quem está por trás do microfone, para o bem ou para mal, deixou de existir. Hoje, a grande maioria dos programas ocupa espaços no YouTube e Facebook.
Rádio - 2
E os aplicativos - o Grupo Band (Band Rádios) investe muito nisso - encurtaram ainda mais a distância. O rádio continua firme e forte, é verdade, porém, precisou se adaptar aos novos meios. Mas seria exagero afirmar que também acabou com um pouco da sua magia?