PPA em discussão
Câmara Itinerante vai à zona leste de Sorocaba no final de semana
Encontro, no sábado (14), será na Casa do Cidadão Nogueira Padilha, a partir das 8h30

O programa Câmara Itinerante, da Câmara Municipal de Sorocaba, estará, no sábado (14), na Casa do Cidadão da zona leste, localizada na avenida Nogueira Padilha, 1.421, na Vila Hortência. O encontro começa às 8h30. O objetivo é discutir o Plano Plurianual (PPA) dos próximos quatro anos, de 2026 a 2029, com a população.
O PPA define os programas, obras e ações que receberão recursos públicos em médio prazo e é fundamental para a continuidade das políticas públicas. Segundo a Câmara, a proposta do projeto é garantir que as diretrizes e prioridades de investimento da Prefeitura para os próximos quatro anos contem com a participação efetiva dos cidadãos. Para isso, os moradores que comparecerem ao evento poderão escolher temas que consideram prioritários e apresentar sugestões.
A Câmara Itinerante é uma das ações do programa Câmara em Ação, instituído pela Resolução nº 548/2025. A iniciativa prevê, no total, três encontros públicos nos bairros.
Os cidadãos também podem enviar sugestões por meio do portal do Legislativo (camarasorocaba.sp.gov.br). É necessário preencher o formulário disponível no site.
As contribuições colhidas nas audiências e no portal da Câmara serão encaminhadas à Prefeitura e somadas às sugestões recebidas por meio do canal digital disponível no portal oficial do município.
Outras edições
A primeira edição da Câmara Itinerante aconteceu em 24 de maio, na Casa do Cidadão da avenida Ipanema, na zona norte. Na ocasião, os moradores que compareceram responderam a um questionário no qual puderam escolher as áreas prioritárias que devem ser consideradas pelo Executivo na elaboração do PPA. Em seguida, os munícipes tiveram a palavra franqueada para apresentar as demandas da comunidade.
Um grupo de moradores solicitou, em nome da associação do Jardim Santa Rosa, melhorias como saneamento básico, limpeza urbana, recolhimento de entulhos e pavimentação. Sebastiana Conrado dos Santos, de 63 anos, destacou as dificuldades que a população enfrenta na área da saúde.
Outra moradora da zona norte, Jussara Viana da Costa, de 59 anos, aproveitou a oportunidade para solicitar melhorias no setor, pois seu esposo é parkinsoniano, se trata nas clínicas e precisa de transporte. Segundo o presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Luis Santos (Republicanos), as demandas ouvidas serão levadas às secretarias do Executivo. Além disso, a Câmara afirma que acompanhará se os pontos serão ou não inseridos no projeto.
Na ocasião, a Prefeitura de Sorocaba informou que tomará todas as medidas cabíveis assim que receber as demandas da Câmara Municipal. (Da Redação)