Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Câmara aprova criação de 'botão do pânico' para escolas municipais

Na mesma sessão 167 leis em desuso foram revogadas

24 de Junho de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Fachada da Câmara Municipal de Sorocaba.
Fachada da Câmara Municipal de Sorocaba. (Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (16/7/2020))

O projeto de lei que cria um tipo de “botão do pânico” para as escolas da rede municipal de ensino foi aprovado nesta quinta-feira (23), em segunda discussão, pela Câmara de Sorocaba. A proposta é de autoria do vereador Luis Santos (Republicanos) e ganhou três emendas, também elaboradas pelo parlamentar. Agora, a matéria legislativa segue para regulamentação do Poder Executivo.

A justificativa é aumentar a segurança nas unidades educacionais da cidade em casos de risco iminente. O dispositivo poderá ser acionado por sirene ou aplicativo. Desta forma, quando uma situação for denunciada, será disparado um alarme na Guarda Civil Municipal (GCM), que deslocará uma equipe para atender a ocorrência, em caráter de urgência ou emergência.

Também em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei, de Ítalo Moreira (PSC), que revoga 167 leis obsoletas. De acordo com o texto, a legislação revogada foi criada nas décadas de 1950, 1980 e início da década de 1990. O argumento é de que os dispositivos não são mais válidos para o atual cenário do município, se tornando, assim, inúteis.

Já em primeira discussão foi aprovado o projeto de lei, de Fernanda Garcia (Psol), que inclui o “Maio Furta-cor” no calendário oficial de eventos do município. O objetivo é dedicar o mês às ações de conscientização e promoção da saúde mental materna. Ainda em primeira discussão, o projeto de lei de Vitão do Cachorrão (Republicanos) foi considerado inconstituicional pela Comissão de Justiça. A matéria proíbe a cobrança de taxa de condomínio maior que o valor da parcela de financiamento bancário, aos moradores que residem em residenciais populares entregues pelo município. Agora, o ato legislativo segue para oitiva do Executivo.

‘Bons costumes’

O projeto de lei de Dylan Dantas (PSC) que proíbe materiais didáticos e paradidáticos que ferem “a moral e os bons costumes” foi retirado de pauta, por tempo indeterminado, a pedido do autor.

Embora o projeto tenha sido considerado inconstitucional por pelo Conselho Municipal de Educação, Poder Executivo e Comissão da Justiça, o parlamentar reiterou que as doutrinações ideológicas nas escolas “existem”. Esta é a segunda vez que o vereador pede a retirada do projeto. A primeria ocasião foi em 5 de agosto de 2021. (Wilma Antunes)