Buscar no Cruzeiro

Buscar

No telão

‘Cacildis’, filme de Mussum estreia nesta quinta-feira (2)

Cinemas de Sorocaba ainda têm comédia, terror e documentários como opção para o feriado

01 de Novembro de 2023 às 23:01
Thaís Marcolino [email protected]
Ailton Graça interpreta o comediante que morreu em 1994, aos 54 anos
Ailton Graça interpreta o comediante que morreu em 1994, aos 54 anos (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Se tem uma característica que faz Mussum ser lembrado até hoje é a troca da última sílaba ou letra das palavras por “is”, como “Cacildis” e “Forévis”. Tanto que, o novo filme nacional sobre o artista se chama “Mussum: O filmis”. O longa estreia hoje (2) e é, inclusive, um dos mais carregado de expectativa pelos brasileiros. Porém, o público sorocabano tem outras opções para esta semana como: “Dinheiro fácil”, “Não abra!”, “Nefarious”, o documentário musical da Taylor Swift e a pré-estreia do infantil “Nina”.

Antes de estrear nas telonas, “Mussum” foi exibido no Festival de Cinema de Gramado e premiado em diversas categorias. Ele também tem chamado atenção pela riqueza de detalhes e sentimento. “Excelente documentário sobre esse grande nome da música/comédia brasileira. Direto, leve e bem claro sobre a realidade de quem foi esse homem e suas duas faces”, escreveu Rodrigo Gomes, em crítica disponível no portal Adorocinema. O cinéfilo atribuiu nota máxima (5) ao longa.

A cinebiografia, com direção de Silvio Guindane é baseada no livro “Mussum, uma história de humor e samba”, de Juliano Barreto. A trama mostra a história real de Antônio Carlos Bernardes Gomes -- apelidado de Mussum pela primeira vez por Chico Anysio -- desde sua infância humilde, a criação do grupo de samba “Os originais”, até encontrar a fama na televisão ao se unir ao famoso quarteto “Os trapalhões”, junto de Renato Aragão, Dedé Santana e Zacarias. O sambista e comediante faleceu em julho de 1994, aos 54 anos, vítima de complicações ocorridas após um transplante de coração.

Além de Ailton Graça dar vida ao personagem principal, fazem parte do elenco os atores Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jennifer Dias e Cinnara Leal.

Documentários e terror

De princesa country à diva pop, Taylor Swift é uma das artistas mais queridas da geração atual. Neste ano faz turnê internacional com o “The Eras tour”, que é um compilado de sua carreira de sucesso. A organização estima que, até agora, a tour teve mais de 3 milhões de espectadores. O show passa pelo Brasil nas próximas semanas

Do diretor de “Duas coroas” e “Amor e misericórdia: Faustina”, o documentário polonês “O purgatório: As revelações secretas do Padre Pio e Fulla Horak” aborda a temática do ponto de vista da ciência e de relatos de santos e místicos. A parte ficcional conta a história de Fulla Horak que, durante uma visita aos amigos, conhece uma mulher cuja fé inabalável fascina a todos. A partir desse encontro, Fulla se vê impelida a uma busca espiritual e a recobrar valores que anos antes havia rejeitado.

O gênero mais tenebroso do cinema conta com dois lançamentos nesta semana. O primeiro deles é “Não abra!”, filme que estava previsto para ser exibido nas telonas a partir de dezembro, porém teve sua estreia antecipada. O filme com direção de Bishal Dutta é protagonizado pela atriz Megan Suri. A trama acompanha Sam, uma adolescente indiana que mora nos Estados Unidos. Ao brigar com a amiga Tamira ela quebra um jarro misterioso e acaba liberando uma força demoníaca antiga.

Baseado no livro “A Nefarious Plot”, escrito por Steve Deace, o longa homônimo traz o assassino em série Edward Brady condenado à morte. No dia de sua execução, o serial Killer tem um último e decisivo compromisso: uma consulta final com o psiquiatra. Ao passar com o Dr. James Martin, ele fala ao médico que é, na verdade, um demônio, uma batalha pela verdade tem início, envolvendo fé, crenças e o futuro da humanidade. Fazem parte do elenco os atores Sean Patrick Flanery, Jordan Belfi e Tom Ohmer.

Comédia

O filme norte-americano de comédia “Dinheiro fácil” é baseado na história real de um grupo de investidores do Reddit que causaram um grande caos em Wall Street após apostarem nas ações da GameStop -- empresa de eletrônicos de gaming. O movimento organizado no fórum da rede social fez com que as ações da empresa, inesperadamente, disparassem e os investidores ficassem ricos

Pré-estreia

Para a criançada, a história da ratinha aventureira e que não tem medo das opiniões dos outros sobre ela, já está disponível nos cinemas de Sorocaba -- em algumas cinematográficas somente no final de semana e em outras a semana inteira. Porém, o filme “Nina: A heroína dos sete mares” estreia oficialmente na próxima quinta-feira (9). (Thaís Marcolino)