Veleiro apreendido com mais de 2t de cocaína chega a PE
A operação envolveu a Marinha, Polícia Federal e agência internacionais anti-tráfico. Crédito da foto: Divulgação / Marinha do Brasil
Chegou ontem ao porto de Recife o veleiro catamarã apreendido na segunda-feira pela Marinha e pela Polícia Federal na costa de Pernambuco com grande quantidade de cocaína. O barco, que ia em direção à Europa, foi interceptado a 270 quilômetros da costa do Recife.
Cinco tripulantes, todos brasileiros, que estavam no interior da embarcação foram presos. Eles foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco, onde foram interrogados, e responderão a processo por tráfico internacional de drogas, crime que prevê de três a 15 anos de prisão.
Levou mais de uma hora para que os policiais conseguissem pesar toda a quantidade de droga apreendida: 2.216,5 quilos de cocaína. A ação foi coordenada com agentes de Portugal, dos Estados Unidos e do Reino Unido, que repassaram dados de inteligência às autoridades brasileiras.
O veleiro foi apreendido pelo Navio-Patrulha Oceânico Araguari, que carregava militares da Marinha e policiais federais do Grupo de Pronta Intervenção, que participaram desde o início das ações. O navio-patrulha está conduzindo a embarcação de volta à costa brasileira.
Os órgãos estrangeiros que colaboraram com o governo brasileiro são o Centro de Análise e Operações Marítimas Narcótico (MAOC-N), de Portugal; o Drug Enforcement Administration, dos Estados Unidos; e o National Crime Agency, de Reino Unido. Segundo a Marinha brasileira, a mútua cooperação e a troca de informações entre os países têm como objetivo identificar grandes organizações criminosas que atuam no Brasil. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)