Buscar no Cruzeiro

Buscar

SP repassa à Anvisa dados sobre a vacina Coronavac

04 de Outubro de 2020 às 00:01

SP repassa à Anvisa dados sobre a vacina Coronavac Crédito da foto: Divulgação / Governo de São Paulo

O governo do Estado de São Paulo entregou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a documentação já existente da vacina Coronavac, que é uma parceria do Instituto Butantã com a chinesa Sinovac, para acelerar o registro do imunizante. A vacina está em fase de testes em humanos no Brasil.

O procedimento, chamado de submissão contínua, foi criado pela agência a fim de dar maior agilidade à análise, por causa da urgência imposta pela pandemia. Com a simplificação, não será mais preciso esperar que todos os dados e documentos estejam disponíveis nem que sejam preenchidos os requerimentos necessários ao pedido de registro.

De acordo com o diretor do Instituto Butantã, Dimas Tadeu Covas, a nova normativa da Anvisa facilita o registro das vacinas. “Foi estabelecido um fluxo contínuo e os documentos podem ser remetidos à medida que são gerados”, explicou o diretor. “Isso tem o objetivo de facilitar a análise dos técnicos, para que não haja atraso nesse processo. Já submetemos os documentos da nossa vacina à Anvisa. Isso mostra o comprometimento para que estudos de registro sejam feitos rapidamente.”

De acordo com o governo do Estado, o Butantã enviou à Anvisa uma avaliação de dados preliminares de produtos biológicos para Covid-19 e os relatórios de segurança e eficácia obtidos com a Coronavac em testes não clínicos - feitos antes da testagem em humanos. (Estadão Conteúdo)