Buscar no Cruzeiro

Buscar

SP pede kit intubação com urgência ao Ministério da Saúde

15 de Abril de 2021 às 00:01

SP pede kit intubação com urgência á Saúde Medicamentos do kit intubação. Crédito da Foto: Américo Antonio / Sesa

O governo de São Paulo afirma ter enviado nove ofícios, o último deles na terça-feira (13) ao Ministério da Saúde solicitando medicamentos do kit Intubação para pacientes graves de Covid-19. O objetivo é repor estoques e evitar o desabastecimento de remédios essenciais para o tratamento da doença. Para evitar o colapso no atendimento, o prazo solicitado é de 24 horas. De acordo com o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, responsável pelas solicitações, os medicamentos são suficientes apenas por “alguns dias”.

“Em 40 dias, a Secretaria do Estado da Saúde mandou o quantitativo de nove ofícios para o Ministério da Saúde. Ontem foi o último ofício que nós mandamos porque nós precisamos do apoio do Governo Federal para a produção centralizada dos kits intubação”, afirmou o secretário Jean Gorinchteyn em entrevista coletiva ontem (14), na sede do Instituto Butantan.

Em função da gravidade da situação, o secretário estabelece o prazo de 24 horas para a liberação dos medicamentos. A lista inclui quatro bloqueadores neuromusculares, três fármacos para sedação contínua e de um fármaco para analgesia. “Em face desse cenário, é imprescindível o envio de medicamentos para o Estado de São Paulo em até 24 horas, minimamente para suprir o abastecimento de 643 hospitais para os próximos dias”, diz trecho do documento enviado ao governo federal.

A solicitação consta em ofício assinado pelo secretário Jean Gorinchteyn enviado ao Ministério na terça-feira, com cópia para a procuradora geral do estado, Maria Lia Porto Corona. A preocupação com a falta dos medicamentos essenciais é compartilhada pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp).

Desde março, o Ministério da Saúde faz requisições administrativas que obrigam as fábricas a destinar o excedente de sua produção para o órgão, que faz a redistribuição das drogas para os estados, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). (Estadão Conteúdo)