Brasil Covid-19

SP já registra 25 casos de variante brasileira do coronavírus, diz secretário

O município com o maior número de registros é Araraquara, no interior paulista
SP registra 25 casos de variante brasileira. Crédito da foto: Indranil Mukherjee/ AFP (23/07/2020)

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo Jean Gorinchteyn informou na manhã desta segunda-feira (15), durante entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo, que o Estado de São Paulo já contabiliza 25 casos da variante brasileira do novo coronavírus, a P1, dos quais 16 são autóctones (de transmissão interna).

O município com o maior número de registros é Araraquara, no interior paulista, que decretou “lockdown” a partir hoje por causa do aumento de casos e de óbitos pela covid-19. Infratores estarão sujeitos a multas que variam de R$ 120 a R$ 6 mil.

Segundo o secretário, a pasta foi informada de que a presença da cepa britânica foi descartada, mas o número de casos da cepa brasileira aumentou. “Agora, pela manhã, a pesquisadora Ester Sabino (da Universidade de São Paulo) nos comunicou que, três cepas que tinham sido colocadas como cepas britânicas, foram resequenciadas e afastou-se a possibilidade da cepa britânica, porém, aumentou a estatística. Nós tínhamos oito casos em Araraquara para a cepa P1, do Amazonas, e elas passaram a consagrar como 12 casos agora. Por outro lado, nos deixa mais tranquilos, porque não temos duas cepas diferentes circulando, mas uma nova cepa”, informou ao telejornal.

Leia mais  Cronograma federal prevê entregas de vacinas contra a Covid para 2021

A pesquisadora explicou que as amostras foram sequenciadas utilizando uma nova técnica. “Os resultados da sexta-feira foram baseados em uma técnica nova de PCR para tipagem, mais rápida e barata. Ainda não tínhamos sequenciado os casos. Durante o final de semana, nós sequenciamos e as amostras P1 confirmaram o resultado, mas as três amostras suspeitas de B 1.1.7 não foram confirmadas por sequenciamento”.

Gorinchteyn informou ainda que os 12 casos do município são autóctones, assim como três de Jaú e um da capital, que foi anunciado no último sábado, 13. Dessa forma, a nova variante já está circulando em quatro municípios do Estado. (Estadão Conteúdo)

Comentários