SP faz acordo com operadoras de celular para monitorar isolamento
Segundo o governador João Doria, foi fechado um acordo sem custo para o Estado. Crédito da foto: Valter Campanato / Agência Brasil
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou ontem o funcionamento do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) para acompanhamento dos índices de distanciamento social e de isolamento durante a quarentena do novo coronavírus.
Segundo o governador, foi fechado um acordo, sem custo para o Estado, com as operadoras de telefonia celular no País -- Vivo, Claro, Oi e Tim -- para “identificar os locais onde as pessoas estão e onde há concentração”. O monitoramento será feito por meio do rastreamento e georreferenciamento dos aparelhos celulares. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, os dados que são fornecidos são “completamente anonimizados”.
“Tivemos ontem 49% de isolamento, muito abaixo do necessário de 70%”, disse Doria. “Temos que ter como objetivo chegar a 70% para poder limitar os efeitos da pandemia, ter menos pessoas infectadas, e menos pessoas sob risco de morte”, completou.
São Paulo Pergunta
O governador também anunciou o funcionamento do Programa São Paulo Pergunta, feito em parceria com o WhatsApp, para a disseminação de informações a respeito da prevenção contra o coronavírus. Segundo Doria, basta encaminhar a palavra “oi” para o número 011 95220 2923. O serviço é gratuito. (Estadão Conteúdo)