Buscar no Cruzeiro

Buscar

SP autua 99 festas e comércios irregulares no final de semana

29 de Março de 2021 às 13:47

Comércio fechado na região central de São Paulo. Crédito da foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A fiscalização do governo estadual autuou, no final de semana, 99 eventos e comércios que desobedeceram as determinações do Plano São Paulo, de lockdown no estado, como forma de diminuir a circulação do novo coronavírus (covid-19) e o número de internados nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por conta da contaminação. Entre a sexta-feira (26) e a madrugada desta segunda-feira (29), 33 locais foram fechados por funcionamento irregular e descumprimento de protocolos sanitários. Segundo o balanço divulgado, foram 13.990 ações de fiscalização.

“A força-tarefa integra agentes de órgãos do Governo do Estado para reforçar o trabalho de fiscalização de Prefeituras e o cumprimento das regras previstas na fase emergencial do Plano São Paulo. Entre sexta e a madrugada desta segunda, a Polícia Militar atuou de forma preventiva na capital, litoral e interior em 147 ações de apoio à Vigilância Sanitária e 9.873 dispersões – foram 2.985 pontos de aglomeração flagrados pela PM”, informou o governo estadual em nota.

A Vigilância Sanitária estadual inspecionou 3.248 pontos comerciais, dos quais 61 foram autuados e seis interditados. O Procon-SP vistoriou 678 estabelecimentos e autuou 36 por desrespeito a restrições de circulação e descumprimento de medidas sanitárias como uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. Na capital, a Guarda Civil Metropolitana deu apoio à fiscalização municipal na vistoria de 44 locais, com duas autuações, além de 19 estabelecimentos interditados e outros oito lacrados.

De acordo com o governo estadual, qualquer pessoa pode denunciar festas clandestinas e funcionamento irregular de serviços não essenciais pelo telefone 0800-771-3541, pelo site do Procon-SP ou pelo e-mail [email protected] , do Centro de Vigilância Sanitária. (Flávia Albuquerque/Agência Brasil)