Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretário confirma que volta às aulas será gradual no Estado de SP

05 de Junho de 2020 às 14:24

O secretário executivo da Educação no Estado de São Paulo, Haroldo Rocha. Crédito da foto: Governo do Estado de SP (4/6/2020)

O secretário executivo da Educação no Estado de São Paulo, Haroldo Rocha, confirmou nesta sexta-feira (5) que a volta às aulas nas escolas estaduais, municipais e particulares, em todas as cidades paulistas, será feita em fases. Segundo ele, ainda não há uma decisão sobre a data em que as escolas vão reabrir e tudo depende da evolução da pandemia e do aval da Secretaria de Saúde.

Rocha afirmou que, em um primeiro momento, 20% dos alunos voltarão ao ensino presencial. Depois, o índice subirá para 50% em uma segunda fase e na etapa final 100% dos estudantes serão liberados. Esta decisão já foi acertada com as com redes municipais e particulares, além da própria rede estadual. A ideia é que haja o ensino híbrido, com ensino presencial junto com o à distância.

No caso do governo estadual, os alunos seguirão utilizando o Centro de Mídias para aprender os conteúdos juntamente com a volta em fases do ensino presencial. De acordo com o secretário executivo, agora as equipes estão detalhando os protocolos para a retomada e é um é um desafio grande fazer com que as crianças cumpram as orientações de forma segura.

Ele ainda destacou que há uma preocupação do impacto da volta às aulas presenciais no transporte público e que isso ainda está em estudo, já que o Estado de São Paulo tem 13 milhões de estudantes matriculados em todas as redes, o que representa um terço da população paulista.

Na próxima sexta-feira (12), outros detalhes do plano de volta às aulas serão apresentado, possivelmente com a presença do secretário estadual da Educação, Rossieli Soares. O titular não pode participar da coletiva de imprensa porque está em quarentena ao ser diagnosticado com o novo coronavírus. (Da Redação)