Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde volta a divulgar total de mortos

10 de Junho de 2020 às 00:01

Saúde volta a divulgar total de mortos Determinação para publicação dos dados foi do ministro Alexandre de Moraes. Crédito da foto: Evaristo SÁ / AFP

O Ministério da Saúde voltou a apresentar na tarde de ontem, o número total de mortos e infectados pela Covid-19 no portal “covid.saude.gov.br”, que apresenta informações oficiais do governo federal sobre a pandemia.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou a pasta recolocar estes dados no ar, além de informações sobre a curva de notificações da doença no País. A decisão foi publicada na noite de segunda-feira.

O ministério chegou a retirar o site na última sexta-feira, 5. O portal retornou no dia seguinte apenas com dados de curados da doença e novos casos e óbitos. Todas as demais informações históricas da doença no País foram omitidas da população. A pasta atrasou a divulgação do boletim diário por quatro dias na última semana.

Alexandre de Moraes classificou como “ameaça real e gravíssima” a situação atual da pandemia no País, e apontou que cabe às autoridades brasileiras, “em todos os níveis de governo”, a efetivação concreta da proteção à saúde pública -- incluindo o fornecimento de todas as informações necessárias para o planejamento e combate à doença.

Para o ministro do Supremo, a transparência nos dados é importante na tomada de decisão pelas autoridades públicas e permite à população em geral “o pleno conhecimento da situação da pandemia vivenciada no território nacional”. A liminar foi proferida em ação movida pela Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB.

Novo portal

O ministério promete agora lançar novo portal de dados da Covid-19. Apesar de Bolsonaro cobrar a divulgação apenas de óbitos que ocorreram no dia, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse ontem que as vítimas de outras datas, mas que aguardavam confirmação da causa da morte, também devem ser divulgadas. (Estadão Conteúdo)