Buscar no Cruzeiro

Buscar

Raquel Dodge despede-se do STF enfatizando proteção à democracia

12 de Setembro de 2019 às 19:30

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, despede-se do Ministério Público Federal. Crédito da Foto: José Cruz/Agência Brasil

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participou nesta quinta-feira (12) da última sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) na função de representante do Ministério Público Federal. Após dois anos no cargo, seu mandato terminará na próxima terça-feira (17).

Ela recebeu uma homenagem do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, e do decano, Celso de Mello.

[irp posts="162009" ]

 

No início da sessão, Raquel Dodge afirmou que cabe ao Ministério Público e ao STF a proteção dos valores democráticos no Brasil e discursou em favor da democracia no País.

"Protejam a democracia brasileira, arduamente erguida em caminhos de avanços e retrocessos, mas sempre sobre norte que a democracia é o maior modelo para construir uma sociedade de maior desenvolvimento humano", disse.

Raquel Dodge também afirmou que deu toda estrutura necessária ao Ministério Público Federal (MPF) para o combate à corrupção. Ela disse que, durante sua gestão na Procuradoria-Geral da República (PGR), o número de procuradores das forças-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, em São Paulo e no Rio de Janeiro foi ampliado e recursos para a manutenção do trabalho foram liberados.

"Dei a eles todos toda a estrutura necessária para o enfrentamento à corrupção, dotando não só cada procuradoria com a verba necessária para fortalecer essa atuação, como também apoiando todas as iniciativas que chegaram ao meu conhecimento na forma de requerimentos. Não teve nada que foi indeferido – muito ao contrário, muito foi fortalecido", enfatizou.

Substituição

Para o lugar de Raquel Dodge, primeira mulher a chefiar o MPF, o presidente Jair Bolsonaro indicou o subprocurador-geral Augusto Aras. Antes de tomar posse no cargo, Aras precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa.

A previsão é que a indicação seja votada em 22 de setembro. Até a aprovação, a Procuradoria-Geral da República será chefiada interinamente pelo vice-presidente do Conselho Superior do MPF (CSMPF), Alcides Martins. (Com informações de André Richter - Agência Brasil)