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Procon-SP multa aplicativo em R$ 2,5 milhões por ‘golpe da maquininha’

Golpistas disfarçados de entregadores usam máquinas de cartão com o visor danificado para cobrar quantias altas e indevidas
Procon-SP multa aplicativo em R$ 2,5 milhões por 'golpe da maquininha'
Máquina usada para pagamento com cartão. Crédito da foto: Pedro Negrão (6/8/2014)

O Procon-SP anunciou segunda-feira (17) que multará o iFood em R$ 2,5 milhões por considerar que a empresa não protegeu seus consumidores do chamado “golpe da maquininha”. Nele, golpistas disfarçados de entregadores usam máquinas de cartão com o visor danificado para cobrar quantias altas e indevidas dos clientes da empresa.

“A empresa responde pelos atos de seus prepostos, não importa que os entregadores não sejam seus funcionários; ela deve se responsabilizar pelos seus representantes”, argumenta Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor. Segundo o órgão, o iFood será multado por “má prestação de serviços, cláusulas abusivas e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor.”

Além disso, o Procon-SP considerou que a empresa insere cláusulas abusivas em seu contrato com os clientes. Uma delas estabelece que o iFood não se responsabiliza pela prestação do serviço contratado pelo consumidor e ainda que poderá alterar os termos do contrato de forma unilateral.

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Agravante

Há ainda o agravante de a empresa cancelar o cadastro caso o consumidor questione a cláusula. Outra cláusula destacada pelo Procon diz que o iFood não se responsabiliza por eventual vazamento dos dados que estão em seu site.

Em nota, o iFood diz que recebeu a notificação do Procon-SP e não comenta processos em andamento. “É importante ressaltar que a prática fraudulenta da maquininha afeta tanto os consumidores quanto o iFood, que, em apoio aos clientes, após análise, faz o ressarcimento mesmo diante de fraudes aplicadas por meio de aparelhos de pagamento que não pertencem à empresa”, diz o documento.

E termina falando que o iFood orienta os clientes a não aceitar cobrança de valores adicionais na entrega e informa a confirmação de pagamento via app. A empresa ainda pode recorrer da multa. (Estadão Conteúdo)

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