Buscar no Cruzeiro

Buscar

PF investiga canal da web que estimula mutilação infantil

01 de Julho de 2020 às 00:01

PF investiga canal da web que estimula mutilação infantil Perfil investigado é comandado pelo personagem Homem Pateta. Crédito da foto: Divulgação

Um homem vestido com uma máscara do personagem Pateta, da Disney, estaria induzindo crianças e adolescentes a se mutilarem. A Polícia Federal (PF) passou a investigar o caso e, de acordo com os agentes, um perfil com o nome de Jonatan Galindo nas redes sociais está promovendo os vídeos.

O intitulado “Homem Pateta” ensina táticas de mutilação e induz crianças a cometerem suicídio. A Polícia Federal também informou que o suspeito lança desafios em que o personagem dá instruções e pede para que as crianças as sigam. As respostas podem ser enviadas por mensagens de texto, vídeos e até ligações ao vivo, que logo são excluídas pelas vítimas a pedido de Jonatan.

Já o site e-farsas, especializado em acabar com as notícias falsas, ressalta que "até o momento não encontramos nenhum caso oficialmente registrado ou relato minimamente factível de quaisquer crianças que tenham sido realmente chantageadas ou forçadas/induzidas a cometer suicídio pelo tal 'Homem-Pateta'”. Também não achou nenhum relato factível de que perfis de “Jonathan Galindo” estivessem estimulando crianças a cometer suicídio.

Investigações

De acordo com investigações da Polícia Federal, o “Homem Pateta” teve seu perfil criado em 2017 na Europa e no México. Algumas contas com codinome Jonatan Galindo já apresentam conteúdo em português.

A PF alerta os pais a manterem um vínculo de amizade e cumplicidade com os filhos, ter um conhecimento básico sobre internet, computação e redes sociais. Os responsáveis devem evitar altas exposições dos filhos on-line, seja por fotos ou vídeos, além de acompanhar os conteúdos consumidos pelas crianças. (Estadão Conteúdo)