Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pazuello repete promessa de vacinação

18 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Pazuello repete promessa de vacinação O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Crédito da foto: Tomaz Silva / Agência Brasil (5/2/2021)

Pressionado pela escassez de doses de vacina da Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, repetiu ontem (17) que toda a população será imunizada em 2021. Em reunião com governadores, o general apresentou um cronograma que prevê a entrega até mesmo daquelas que ainda não foram contratadas, como Sputnik, Covaxin e Moderna.

“Temos uma previsão fantástica de recebimento de vacinas”, disse Pazuello aos governadores, segundo uma autoridade que acompanhou a reunião. O general já havia feito esta promessa na última semana, em reunião no Senado. Mas, no ritmo em que a vacinação é conduzida no Brasil, o País levaria mais de quatro anos para ter toda a sua população imunizada, conforme cálculo de pesquisador da USP.

O cronograma apresentado por Pazuello apontava que o Brasil receberia cerca de 454,9 milhões de doses de vacinas em 2021. Além disso, há negociações com a Pfizer e Janssen sob “óbice jurídico”, segundo os dados apresentados.

A conta de Pazuello intrigou governadores, segundo pessoas presentes na reunião. Primeiro, porque uma versão diferente do cronograma foi enviada pela manhã pelo ministério. Além disso, por considerar negociações ainda em andamento ou de vacinas que nem sequer apresentaram dados de eficácia, como a indiana Covaxin. (Estadão Conteúdo)