Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia cancela comemoração pelos 198 anos da Independência

06 de Setembro de 2020 às 00:01

Pandemia cancela comemoração pelos 198 anos da Independência Pintura de Pedro Américo retrata como, há 198 anos, às margens do Ipiranga, em São Paulo, Dom Pedro I mudava o destino do Brasil. Crédito da foto: Reprodução

Por causa da pandemia do novo coronavírus, não haverá comemoração pelos 198 anos da Independência do Brasil comemorado amanhã, 7 de Setembro. Ainda em agosto, a participação das Forças Armadas nas festividades em todo o País foi cancelada pelo Ministério da Defesa, por determinação do ministro Fernando Azevedo.

“Em consequência, de acordo com as coordenações realizadas com a Presidência da República, determino aos comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que orientem suas respectivas Forças para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos alusivos ao supracitado evento como desfiles, paradas, demonstrações ou outras que possam causar concentração de pessoas”, orientou o ministro.

Amanhã (7), em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro deve fazer o hasteamento da Bandeira do Brasil no Palácio da Alvorada e realizar um evento fechado, para poucos convidados, para celebrar a data, onde fará um pronunciamento sobre o Dia da Independência do Brasil. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, também deve discursar no mesmo evento. Logo após a cerimônia, o presidente deve prestigiar, a partir da rampa do Planalto, da passagem da Esquadrilha da Fumaça, em homenagem à data.

Bolsonaro também irá fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV à noite.

Em São Paulo, assim como nas demais capitais paulistas e principais cidades do Brasil, não haverá o tradicional desfile por orientação das autoridades sanitárias.

Sorocaba também não realizará solenidades e desfile amanhã

A Prefeitura de Sorocaba não realizará solenidades ou ações relacionadas ao Dia da Independência, nesta segunda-feira (7). O cancelamento de cerimônias de hasteamento da bandeira e do tradicional desfile de 7 de setembro é uma medida de prevenção sanitária para evitar aglomerações devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Em virtude da pandemia, a celebração dos 198 anos da Independência do Brasil não terá o tradicional desfile que, nos últimos anos foram realizados nas ruas São Bento e Quinze de Novembro, no Centro. No ano passado, o evento reuniu mais de duas mil pessoas e contou com apresentações de fanfarras de estudantes das escolas municipais e estaduais, Banda da Polícia Militar, atiradores do Tiro de Guerra, Guarda Mirim e escoteiros, entre outros. (Da Redação, com informações de Agência Brasil e Secom Sorocaba)