Buscar no Cruzeiro

Buscar

Outras 56 cidades terão votação hoje

29 de Novembro de 2020 às 00:01

Outras 56 cidades terão votação hoje Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS

Além de Sorocaba, outras 56 cidades brasileiras, sendo 18 capitais, decidem hoje (29) no segundo turno das eleições municipais quem serão os (as) prefeitos (as) eleitos (as) para o mandato 2021-2024. Em São Paulo, a disputa está entre o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), que tenta a reeleição, e Guilherme Boulos (Psol), com vantagem para o tucano (leia mais na página 9).

No Rio de Janeiro, após um primeiro turno sem muitas surpresas, a reta final da disputa entre o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e o atual, Marcelo Crivella (Republicanos), foi marcada por acusações e fake news. Paes é o favorito, com 36 pontos porcentuais na frente de Crivella (68% a 32%), conforme o Ibope/TV Globo divulgado ontem (28).

Em Porto Alegre, os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB) chegam ao dia da eleição após troca de acusações e uma guerra judicial. A pesquisa do Ibope divulgada ontem (28) mostra Manuela com 51% dos votos válidos e Melo com 49%.

Protagonistas de uma sequência de desentendimentos há seis anos, os primos de segundo grau João Campos (PSB), de 27 anos, e Marília Arraes (PT), de 36 -- ambos deputados federais por Pernambuco e herdeiros políticos da família Arraes --, chegam ao segundo turno em situação de empate técnico, em uma das disputas mais acirradas do País. O Ibope mediu que Campos e Marília estão empatados em 50%.

Fortaleza terá um segundo turno nacionalizado, que opõe um candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Capitão Wagner (Pros), contra José Sarto (PDT), que reuniu partidos como DEM, PSDB, PT e PSOL no mesmo grupo. A pesquisa Ibope divulgada ontem (28) mantinha Sarto numa situação confortável, com 61% de votos válidos, contra 39% de Wagner.

Em Goiânia, Maguito Vilela (MDB) aparece na liderança de pesquisa do Ibope, com 59% dos votos válidos, ante 41% de Vanderlan Cardoso (PSD). Vilela está hospitalizado com Covid-19.

O candidato do Podemos a prefeito de São Luís (MA), Eduardo Braide, lidera as intenções de voto do Ibope com 50%. Seu adversário, o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), teve 42% das respostas.

Belém chega ao segundo turno com os candidatos em empate técnico. Edmilson Rodrigues, do Psol, prega o diálogo aberto com todas as classes e faz uma campanha com ideais de esquerda. O delegado Eguchi, do Patriota, defende a família tradicional e está alinhado às frentes conservadoras. Edmilson tem 45% das intenções de voto, ante 43% de Eguchi.

Em Teresina, Dr. Pessoa (MDB) tem 55% das intenções, contra 30% de Kleber Montezuma (PSDB). Em Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, do PSB, aparece com 57% dos votos válidos e Alfredo Gaspar, do (MDB), 43%. São Luís do Maranhão tem vantagem para o deputado federal Eduardo Braide (Podemos), com 54%, contra o deputado estadual Duarte Junior (Republicanos), com 46%. (Estadão Conteúdo)