Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Não tinha tanta vacina disponível’, afirma Jair Bolsonaro

04 de Abril de 2021 às 00:01

Presidente tentou explicar o atraso na compra das vacinas. Crédito da foto: Evaristo Sá / AFP (31/3/2021)

O presidente Jair Bolsonaro tentou justificar neste sábado (3) o fato de o Brasil estar atrás de “alguns outros países” na campanha de vacinação contra a Covid-19. Em transmissão nas redes sociais, ao falar sobre o ritmo de imunização, Bolsonaro disse que não havia “tanta” vacina disponível no ano passado, alegando que as condições não seriam favoráveis para o fechamento de contratos.

“O que se oferecia para a gente, o contrato não era possível de se assinar daquela forma, e bem como não tinha a aprovação da Anvisa”, disse o presidente, ao lado do novo ministro da Defesa, Walter Braga Netto. “O Brasil é um dos primeiros países em vacinação, estamos atrás apenas de alguns outros países, que começaram a vacinar no ano passado. Compramos vacinas no ano passado, não tinha tanta vacina disponível assim”, disse o presidente.

Mas a tentativa de Bolsonaro de responsabilizar laboratórios pela falta de oferta de vacinas no Brasil esbarrou na demora do próprio governo em fechar acordos com os fabricantes.

Neste sábado (3), Bolsonaro afirmou que, pelo segundo dia consecutivo, o Brasil vacinou mais de um milhão de pessoas. “E esse número tende a crescer”, afirmou. Bolsonaro fez a transmissão ao vivo durante uma visita à Casa de Maria Beth Myriam, que distribui sopas em Itapoã, região administrativa do Distrito Federal.

Apesar da mudança de tom sobre a vacinação, Bolsonaro repetiu sua crítica a governadores que adotam medidas de distanciamento social para reduzir a transmissão da Covid-19. O presidente afirmou que há “cada vez mais desemprego com a política do feche tudo”, e avaliou que a grande parte dos prefeitos não concorda com esse tipo de política. (Da Redação)