Brasil

Mutirão oferece 240 mil vagas em cursos de capacitação profissional

Há opções de qualificação para o mercado de trabalho e para empreendedorismo
Via Rápida Virtual oferece 23 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação
As vagas são de cursos para qualificação para o mercado de trabalho e para empreendedorismo. Crédito da foto: Divulgação

O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (26) o primeiro Mutirão de Qualificação, com mais de 240 mil vagas em cursos gratuitos dos programas Via Rápida, Novotec, São Paulo Criativo, SP Tech e Empreenda Rápido.

Os cursos estarão disponíveis nos 645 municípios do Estado. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza, Senac, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Sebrae, entre outros.

Os cursos estão divididos em dois pilares: qualificação profissional e empreendedorismo, para jovens e adultos. São mais de 30 opções e as aulas serão on-line ou presenciais. As inscrições estão abertas e são feitas virtualmente.

Cursos e inscrições

No pilar de qualificação profissional são 100 mil vagas em cursos nas áreas de varejo, tecnologia, gestão, economia criativa e idiomas, por meio dos programas Via Rápida, Novotec, SP Tech e São Paulo Criativo. As inscrições serão realizadas nos sites:

  • Cursos de economia criativa, varejo, gestão e tecnologia: www.cursosviarapida.sp.gov.br.
  • Cursos de tecnologia e idiomas, com foco para jovens de 14 a 25 anos: www.novotec.sp.gov.br/parcerias.
  • No pilar de empreendedorismo são 140 mil vagas em cursos de curta duração, por meio do Empreenda Rápido. Em parceria com o Sebrae-SP, as aulas têm carga horária de 20 horas e contam com opções on-line e presencial. As inscrições serão feitas pelo site www.empreendarapido.sp.gov.br.
Leia mais  Anvisa receberá em breve pedido para análise de spray contra Covid, diz Bolsonaro

Sobre as inscrições, os cursos remotos, com aulas ao vivo mediadas por tecnologia, oferecidas pelo Senac e pelo Centro Paula Souza vão até dia 3 de novembro, com previsão de início das aulas a partir do dia 9 de novembro.

Os cursos virtuais autoinstrucionais oferecidos com a Univesp, e os cursos para jovens de 14 a 25 anos oferecidos pelos parceiros privados como Education First, Digital Innovation One e Microsoft, têm inscrições abertas até todas as vagas serem preenchidas. (Da Redação, com informações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico)

Comentários