Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mutirão oferece 240 mil vagas em cursos de capacitação profissional

26 de Outubro de 2020 às 16:18

Via Rápida Virtual oferece 23 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação As vagas são de cursos para qualificação para o mercado de trabalho e para empreendedorismo. Crédito da foto: Divulgação

O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (26) o primeiro Mutirão de Qualificação, com mais de 240 mil vagas em cursos gratuitos dos programas Via Rápida, Novotec, São Paulo Criativo, SP Tech e Empreenda Rápido.

Os cursos estarão disponíveis nos 645 municípios do Estado. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza, Senac, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Sebrae, entre outros.

Os cursos estão divididos em dois pilares: qualificação profissional e empreendedorismo, para jovens e adultos. São mais de 30 opções e as aulas serão on-line ou presenciais. As inscrições estão abertas e são feitas virtualmente.

Cursos e inscrições

No pilar de qualificação profissional são 100 mil vagas em cursos nas áreas de varejo, tecnologia, gestão, economia criativa e idiomas, por meio dos programas Via Rápida, Novotec, SP Tech e São Paulo Criativo. As inscrições serão realizadas nos sites:

  • Cursos de economia criativa, varejo, gestão e tecnologia: www.cursosviarapida.sp.gov.br.
  • Cursos de tecnologia e idiomas, com foco para jovens de 14 a 25 anos: www.novotec.sp.gov.br/parcerias.
  • No pilar de empreendedorismo são 140 mil vagas em cursos de curta duração, por meio do Empreenda Rápido. Em parceria com o Sebrae-SP, as aulas têm carga horária de 20 horas e contam com opções on-line e presencial. As inscrições serão feitas pelo site www.empreendarapido.sp.gov.br.

Sobre as inscrições, os cursos remotos, com aulas ao vivo mediadas por tecnologia, oferecidas pelo Senac e pelo Centro Paula Souza vão até dia 3 de novembro, com previsão de início das aulas a partir do dia 9 de novembro.

Os cursos virtuais autoinstrucionais oferecidos com a Univesp, e os cursos para jovens de 14 a 25 anos oferecidos pelos parceiros privados como Education First, Digital Innovation One e Microsoft, têm inscrições abertas até todas as vagas serem preenchidas. (Da Redação, com informações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico)