Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mamografias tiveram queda de 53% em SP

25 de Outubro de 2020 às 00:01

Mamografias tiveram queda de 53% em SP Por medo da pandemia, mulheres estão deixando de fazer o exame. Crédito da foto: Bruno Cecim / Arquivo JCS

O medo de infecção pelo novo coronavírus fez com que algumas mulheres evitassem fazer a mamografia, exame para detectar o câncer de mama e que ajuda a reduzir a taxa de mortalidade pela doença em até 30%. Um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi) apontou uma queda de 53% na realização do exame entre março e setembro, em relação ao ano passado, na rede pública do Estado. Levantamento semelhante foi feito no HCor, onde a redução foi de 46%.

Atrasar o exame pode ter impactos no tamanho da lesão, no tratamento e na possibilidade de cura, explica Vivian Milani, médica radiologista da Fidi. Mastologista do HCor, Afonso Nazário diz que a lesão pode crescer em questão de meses. “Em seis meses, em média, ele duplica. Tem tumores que duplicam em um mês.”

Ele lembra que a quarentena começou em março. “Se a paciente fez um delay (intervalo) e foi em setembro, o prognóstico piora, o tratamento pode ficar mais agressivo. Se antes bastaria fazer cirurgia e radioterapia, pode precisar fazer quimioterapia.”

O Instituto Nacional de Câncer estima que 66,2 mil novos casos de câncer de mama serão registrados no Brasil em 2020. (Estadão Conteúdo)