Buscar no Cruzeiro

Buscar

Litoral norte reabre praias com restrições

02 de Junho de 2020 às 00:01

Litoral norte reabre praias com restrições Crédito da foto: Pxhere / Divulgação

Depois de 72 dias fechadas para os banhistas devido ao coronavírus, as praias do litoral norte de São Paulo foram reabertas ontem, mas voltam a fechar no fim de semana. O objetivo é evitar o fluxo de turistas, já que o uso das faixas de areia continua proibido. Os quiosques à beira-mar também permanecem fechados. Os quatro municípios da região somam 621 casos positivos e 15 mortes pela doença, e estão na faixa 2 (laranja) do plano estadual, que prevê a reabertura das atividades com restrições.

A prefeitura de Ubatuba liberou a prática de surfe, esportes aquáticos individuais, como natação, vela e canoagem, bem como exercícios físicos nas praias, apenas de segunda a quinta-feira. O uso de motos náuticas não foi liberado. Os acessos que estavam fechados foram reabertos, mas haverá fiscalização nos fins de semana. Cadeiras e guarda-sóis nas faixas de areia continuam proibidos. É obrigatório o uso de máscara e não se pode permanecer nas praias.

Em Caraguatatuba, a frequência às praias continua proibida, assim como estacionamento nas orlas. Os quiosques só reabrem na próxima fase (amarela). O trabalho dos ambulantes continuará proibido nas praias e em postos turísticos. O comércio voltou a funcionar com restrições das 14 às 18 horas.

A Prefeitura de São Sebastião liberou a prática de atividades físicas individuais nas praias, mas somente de segunda a quinta-feira. Continua proibida a colocação de cadeiras e guarda-sóis na areia. Os hotéis precisam de autorização da Prefeitura para receber hóspedes. Tapumes e barreiras que interditavam os acessos às praias começaram a ser retirados.

A Prefeitura de Ilhabela reabriu as praias para atividades ao ar livre, individuais ou em dupla, mas as pessoas não podem se deitar na areia para tomar sol. A partir do dia 8, proprietários de imóveis que estão fora poderão cumprir o restante da quarentena no arquipélago. A entrada de carros com placas de outras regiões na ilha, pelo sistema de balsas, continua condicionada à aprovação pelo município.

Baixada Santista

As praias da Baixada Santista continuam fechadas para banhistas, mas o respeito ao bloqueio não é cumprido integralmente. Os nove municípios da região registram 430 mortes e 8,3 mil casos de coronavírus e estão na faixa 1 (vermelha), a mais restrita. Conforme o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista, o governo aceitou proposta de rever a classificação, passando a região para a faixa 2 (laranja), o que deverá ser definido amanhã. (José Maria Tomazela - Estadão Conteúdo)