Buscar no Cruzeiro

Buscar

Joseph Safra, banqueiro e fundador do Grupo Safra, morre em SP

10 de Dezembro de 2020 às 10:07

Joseph Safra, banqueiro e fundador do Grupo Safra, morreu aos 82 anos em SP. Crédito da Foto: Divulgação

O banqueiro e fundador do Grupo Safra, Joseph Safra morreu nesta quinta-feira (10) aos 82 anos em São Paulo. O sepultamento esta previsto para às 13h, no cemitério Butantã, para parentes e amigos próximos.

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Banco Safra, ele morreu de causas naturais. "É com imenso pesar que comunicamos o falecimento, nesta data, do Sr. Joseph Safra, aos 82 anos, de causas naturais", diz o texto.

Com mal de Parkinson, mesma doença que acometeu dois de seus irmãos, ele passou os últimos anos na Suíça, ao lado da mulher Vicky, com quem teve quatro filhos. Apesar de debilitado, ainda se mantinha presente no dia a dia dos negócios.

Joseph Safra é da quarta geração de uma tradicional família de banqueiros, com origem na Síria, que começou financiando o comércio entre as cidades de Aleppo, Constantinopla e Alexandria. Jacob, pai de Joseph, mudou-se para o Líbano depois da Primeira Guerra Mundial e abriu o Jacob Maison de Banque em Beirute. Foi lá que Joseph nasceu, em 1938.

Hoje, o conglomerado da família Safra inclui, além de bancos na Suíça, no Brasil e em Nova York, mais de 200 imóveis ao redor do mundo, entre eles o famoso Gherkin Building em Londres.

Joseph Safra também se dedicou à filantropia. Foi um dos maiores doadores dos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, em São Paulo.

O ranking mais recente da revista Forbes apresenta Safra com um patrimônio de US$ 23,2 bilhões. Estava no topo da lista como homem mais rico do Brasil e o 63º do mundo. (Estadão Conteúdo)